NOTÍCIAS

14-JUL-2020

Atividade da pesca é fortalecida em Banabuiú com doação de canoas para famílias de pescadores

De acordo com a gestão, até o momento já foram doadas 20 canoas, todas custeadas com recursps próprios

#Pesca POR JOSÉ AVELINO NETO 14 DE JULHO DE 2020

Uma remessa de dez outros pescadores receberam da Secretaria de Pesca do Governo Municipal de Banabuiú uma nova canoa para que possam continuar a exercer com melhores condições a profissão. A entrega foi realizada à beira do açude Arrojado Lisboa, no final de junho. A iniciativa é custeada com recursos próprios e objetiva qualificar o ofício da pesca em Banabuiú.

Até agora um total de 20 pescadores já foram contemplados com novas canoas. Além dos dez que receberam agora, outros dez pescadores já tinham sido beneficiados com o barco para pesca no ano de 2019, em solenidade realizada no Cras da Vila Brasília. O projeto já investiu cerca de 27 mil reais e prevê que ao todo sejam doadas 60 canoas.

Elaborado pela Secretaria de Pesca sob a supervisão do então secretário de pesca, Miguel Brasileiro, a iniciativa contempla pescadores que comprovem, mediante levantamento de informações feitas pela equipe da Pasta, que trabalham unicamente com a pesca, devendo ela ser a única fonte de renda, e também que não tenham ainda canoa. "O barco é essencial para a pescaria, mas custa caro, cerca de R$ 1.500, o que dificulta ser adquirido pelas famílias tendo em vista que na grande maioria dos casos, são famílias que vivem uma condição financeira difícil e o lucro da pesca é pequeno", explicou MIguel, à época.

Na cidade que tem o terceiro maior açude do Ceará, a pesca, além de ser atividade cultural e histórica, é também meio de sobrevivência. De acordo com a Secretaria a estimativa é que cerca de 150 famílias tirem da venda dos peixes que retiram do açude, o único meio de sustento. Essas pessoas pouco ou quase nada receberam de incentivo em anos anteriores, o que terminou por gerar um quadro financeiro comprometedor.

O resultado foi que, em 2016, quando o Arrojdo Lisboa atingiu um de seus menores índices, muitos pescadores precisaram vender o instrumento de trabalho, para poder ter dinheiro e botar comida na mesa. Um verdadeiro dilema: era passar fome, ou vender a canoa para poder sobreviver, drama que cortou o coração de quem tinha na canoa o único bem material de valor, e que indeciso a venderem ou não o barco, terminavam naquele ano, por deixar os filhos dormirem até mais tarde, para que não acordassem e pedissem o que comer.

Com o benefício garantido pela Secretaria de Pesca esse cenário mudou e muito. "é coisa demais, porque agora na dificuldade do jeito que tá, pra conseguir uma canoa dessa, não é muito fácil não, por isso eu agradeço demais, e chegou na hora certa porque traz uma ajuda grande, o pescador que não agradecer é porque não tem coração", disse o pescador Raimundo Nonato. Já Adriana Girão reflete que tira da pesca o próprio sustento, e vê o benefício como uma grande conquista. "Pra mim é de grande importância porque é meu instrumento de trabalho para ganhar meu pão de cada dia, é através disso dai que eu vou viver a minha vida. É um ganho bem vindo porque com ela eu trago renda para a minha casa".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 9 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 17 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 24 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 24 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 31 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 37 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#Obra Há 46 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito