NOTÍCIAS

01-JUN-2021

Programa Hora de Silar inicia com as entregas de lonas nas comunidades rurais de Banabuiú

As lonas desempenham um papel crucial na manutenção da qualidade da forragem, desde a vedação até a abertura do silo.

#Agricultura POR WENDEL BRITO 01 DE JUNHO DE 2021

O Governo Municipal de Banabuiú por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou neste mês de maio com a entrega de lonas para a produção de silagem dos produtores rurais do município. Os agricultores que possuem plantio de milho, sorgo, capim de corte ou manivas de mandioca estão recebendo o material que servirá para proteção do silo. A entrega está sendo realizada nas próprias comunidades, com o apoio das equipes de profissionais da secretaria.

Nas comunidades de Capão do Maxixe, Muricizinho, Lagoa de Cima e Ferrolândia, além da entrega do material, os técnicos que atendem a região estão dando suporte técnico quanto aos procedimentos para a produção de silo de alta qualidade, desde o processo do corte de forragem, até o compactamento e armazenamento para a fermentação do alimento.

A silagem é uma saída bastante utilizada para alimentar o gado quando a disponibilidade das pastagens é baixa. A lona desempenha um papel crucial na manutenção da qualidade da forragem, desde a vedação até a abertura do silo. O fornecimento de forrageira com alto valor nutritivo conservado vai garantir que as metas de produção sejam alcançadas.

"Esse silo que estamos fazendo é para lá na frente suprir a fome dos animais. Quando chega os meses de novembro e dezembro, em que os animais ficam cheios de fome, nós temos esse silo guardado para eles se alimentarem. Não é para agora, a gente guarda mais para frente, porque agora ainda temos alimento na roça que dar para ir levando juntamente com a ração que compramos para deixar o alimento balanceado. Eu só tenho que agradecer ao prefeito Edinho e as equipes da agricultura por nos darem assistência nesse momento", relata a Sra. Eliane Silva, da comunidade de Lagoa de Cima.

Cronologicamente, o município inicia suas atividades de apoio rural logo nos primeiros dias do ano, quando oportuniza o pequeno agricultor com aração de terras, por meio do programa municipal "Hora de Arar", logo após este trabalho, ainda no período chuvoso, os produtores rurais tem a oportunidade de serem assistidos pelo Programa Hora de Plantar, do Governo do Ceará, que fornece sementes de alta qualidade genética para o plantio de grãos como, milho, sorgo e feijão. O ciclo se encerra, quando mais uma vez o Governo Municipal distribui lonas a estes agricultores, para colaborar na produção do silo, alimento que servirá para o abastecimento alimentar dos animais, em período de sazonalidade. Hora de Silar é mais uma iniciativa do Governo de Banabuiú para o progresso do campo.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Emprego Há 1 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 1 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 8 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 14 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Obra Há 23 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

#AssistênciaSocial Há 28 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú cancela Processo Seletivo 001/2024 da Secretaria de Assistência Social

O cancelamento do processo seletivo, que visava a contratação temporária de excepcional interesse público, foi considerado necessário em resposta à recomendação ministerial.

#Educação Há 31 dia(s)

Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa PAIC Integral

Para obter mais informações sobre os requisitos de participação e o processo de seleção, consulte o edital completo disponível no final desta página.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito