NOTÍCIAS

25-AGO-2021

Banabuiú realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

O evento objetivou fomentar o processo reflexivo e a aplicabilidade das políticas assistenciais e seus desafios, garantindo a autonomia e o protagonismo dos usuários do SUAS.

#ASSISTÊNCIASOCIAL POR WENDEL BRITO 25 DE AGOSTO DE 2021 165

Na amanhã desta quarta-feira, 25, a Secretaria de Assistência Social do Município de Banabuiú e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: "Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Um dos principais objetivos desse tema é fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários, sendo necessário debater o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social. Garantindo a participação dos usuários da Política de Assistência Social, a qual constitui o objetivo central da conferência, Ana Paula Lima, Assessora e Consultora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fez a leitura do regimento interno da conferência, no qual, por unanimidade foi aprovado pela assembleia presente.

Agregando conhecimento e contribuindo com a formação local, Izaura Gomes do Nascimento, atual Secretária de Desenvolvimento Social de Quixadá, foi a palestrante do evento. Durante a palestra foi possível compreender mais sobre os cinco eixos de atuação e suas dimensões de trabalho, dispostos no Eixo 01- A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Eixo 02 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos Entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Eixo 03 - Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social e a importância da participação dos usuários; Eixo 04 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e Eixo 05 - Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

O evento teve como foco, fomentar e subsidiar o processo reflexivo de que uma conferência necessita para cumprir seu papel, o de conferir a aplicabilidade da Política de Assistência Social bem como seus desafios, garantindo a autonomia e o protagonismo dos usuários do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, a fim de que apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema.

Participaram da Solenidade de Abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Banabuiú, o Prefeito Edinho Nobre, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cleide Nobre, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Eliabe Lourenço de Oliveira conferência, o vice-presidente, Luís Felipe de Oliveira Lima, o representante da sociedade governamental no Conselho Municipal de Assistência Social, Eduardo Monteiro Lima, a representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Rodrigues, Secretários Municipais e Vereadores de Banabuiú.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Pesca Há 11 dia(s)

Governo Municipal de Banabuiú entrega canoas a pescadores artesanais

20 novas canoas a pescadores artesanais do município com o objetivo de valorizar e fomentar o agronegócio local.

#Pesca Há 15 dia(s)

Projeto Peixamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, entrega a Banabuiú 60 mil alevinos

30 mil tilápias foram soltas no Açude Arrojado Lisboa e as outras 30 mil foram distribuídas em reservatórios da zona rural do município.

#Esporte Há 16 dia(s)

Banabuiú sediará a 1ª fase dos jogos do Grupo E no 48° Intermunicipal Cearense de Futsal

Os jogos serão realizados entre os dias 10 a 12 setembro no Ginásio Poliesportivo João Claudino.

#CAPS Banabuiú Há 17 dia(s)

CAPS de Banabuiú realiza ações voltadas para o Setembro Amarelo, mês alusivo em valorização a vida.

A programação, conta com blitz do afeto (informativa), acolhimento e atendimento de pacientes e pessoas com necessidades de apoio a saúde mental.

#Educação Há 19 dia(s)

Banabuiú realiza Ato Cívico alusivo a Independência do Brasil

A solenidade contou com a participação de Vereadores, Secretários, Policia Militar, Banda de Música Municipal, Fanfarra Flor do Mandacaru e representantes da Comunidade Escolar.

#CONCURSO Há 23 dia(s)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 011/2021

O Governo Municipal de Banabuiú torna público o edital de convocação Nº 011/ [...]

#Educação Há 23 dia(s)

Banabuiú estuda a retomada das atividades escolares resenciais para o semestre letivo 2021.2

Um estudo de viabilidade de retorno às aulas, na modalidade híbrida, está sendo levantado pela Secretaria de Educação do município.

#Saúde Há 24 dia(s)

Banabuiú pactua com municípios parceiros para realização de cirurgias eletivas de catarata

A pactuação com os municípios de Maracanaú e Tauá, permitirá que 38 pacientes que aguardavam na fila para cirurgia possam realizar a tão sonhada cirurgia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito