NOTÍCIAS

25-AGO-2021

Banabuiú realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

O evento objetivou fomentar o processo reflexivo e a aplicabilidade das políticas assistenciais e seus desafios, garantindo a autonomia e o protagonismo dos usuários do SUAS.

#AssistênciaSocial POR WENDEL BRITO 25 DE AGOSTO DE 2021

Na amanhã desta quarta-feira, 25, a Secretaria de Assistência Social do Município de Banabuiú e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: "Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Um dos principais objetivos desse tema é fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários, sendo necessário debater o acesso aos serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social. Garantindo a participação dos usuários da Política de Assistência Social, a qual constitui o objetivo central da conferência, Ana Paula Lima, Assessora e Consultora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fez a leitura do regimento interno da conferência, no qual, por unanimidade foi aprovado pela assembleia presente.

Agregando conhecimento e contribuindo com a formação local, Izaura Gomes do Nascimento, atual Secretária de Desenvolvimento Social de Quixadá, foi a palestrante do evento. Durante a palestra foi possível compreender mais sobre os cinco eixos de atuação e suas dimensões de trabalho, dispostos no Eixo 01- A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Eixo 02 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos Entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Eixo 03 - Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social e a importância da participação dos usuários; Eixo 04 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e Eixo 05 - Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

O evento teve como foco, fomentar e subsidiar o processo reflexivo de que uma conferência necessita para cumprir seu papel, o de conferir a aplicabilidade da Política de Assistência Social bem como seus desafios, garantindo a autonomia e o protagonismo dos usuários do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, a fim de que apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema.

Participaram da Solenidade de Abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Banabuiú, o Prefeito Edinho Nobre, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cleide Nobre, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Eliabe Lourenço de Oliveira conferência, o vice-presidente, Luís Felipe de Oliveira Lima, o representante da sociedade governamental no Conselho Municipal de Assistência Social, Eduardo Monteiro Lima, a representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Rodrigues, Secretários Municipais e Vereadores de Banabuiú.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 6 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 13 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 28 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 28 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 35 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 41 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#Obra Há 50 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito