https://fonts.googleapis.com/css?family=Calistoga&display=swap
 
NOTÍCIAS

03-SET-2021

Banabuiú estuda a retomada das atividades escolares resenciais para o semestre letivo 2021.2

Um estudo de viabilidade de retorno às aulas, na modalidade híbrida, está sendo levantado pela Secretaria de Educação do município.

#EDUCAÇÃO POR WENDEL BRITO 03 DE SETEMBRO DE 2021

Na manhã da última quinta-feira, 02, a Secretaria Municipal de Educação de Banabuiú, juntamente com os membros do Conselho de Saúde, do Comitê Municipal de Biossegurança contra a Covid-19, representantes e gestores das unidades escolares, estiveram reunidos nas dependências da Escola Celestino Lima de Sousa, para dialogar sobre um estudo de viabilidade de retorno das aulas, na modalidade híbrida, que contempla o ensino remoto e presencial concomitantemente.

Neste primeiro momento, foi apresentado a comunidade acadêmica o Plano de Retorno, que trata das ações e iniciativas da retomada gradual do ensino nesta modalidade, a partir de um levantamento das condições estruturais e os aparatos necessários para garantir a segurança e a saúde dos estudantes. Este plano de retomada passa, nesse momento, pela análise da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que as aulas possam ocorrer neste novo formato de ensino que é proposto pelo Ministério da Educação.

A participação presencial neste primeiro momento será facultativa aos pais e estudantes com alguma comorbidade ou que apresentarem pretensão de permanência nas aulas virtuais. Dentro do Plano de Retorno, será proposto algumas adequações como rodízio de turmas, redução de jornada de ensino presencial com horários readaptados, dando autonomia a cada escola para fazer suas adequações, conforme suas realidades e vivências.

Para que todo este Plano de Retorno pudesse ocorrer, o Governo Municipal de Banabuiú realizou em todo este período de pandemia diversas ações e investimentos para a comunidade escolar, como a reforma dos transportes escolares, distribuição dos kits da merenda escolar, distribuição de chips de telefonia móvel com acesso à internet para os professores, além do investimento em reformas e modernização de diversas unidades, bem como a aquisição de equipamentos multimídia e de tecnologia, que auxiliarão os professores no ensino híbrido.

Atualmente, o somatório de unidades municipais que ofertam ensino o básico chega a 16, distribuídas em 12 escolas de nível fundamental, sendo 03 na sede e 09 na zona rural e 04 creches escolares, dispostas de 03 na zona rural e 01 na sede do município. Ao todo, no ensino básico fundamental público (educação infantil e ensino fundamental), somam-se 3.092 alunos regularmente matriculados.

Durante o encontro a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, destacou sobre o trabalho democrático e integrativo que as gestões escolares, juntamente com a Secretaria de Educação, em parceria com os órgãos de fiscalização e de saúde que deliberam a funcionalidade das escolas. " Somos confiantes em uma gestão democrática. Partimos da premissa de contextualização de vários cenários e, mediante essas possibilidades, adotaremos medidas estratégicas a nível de comunidade escolar. Este primeiro momento é para propormos ações eficazes de retomada e, caso necessário, revisarmos e fazermos as alterações plausíveis, assim, estaremos sempre formulando e reformulando estratégias que antecipem e garantam a real efetivação destas ações para o retorno de forma híbrida".

Durante fala, o prefeito Edinho Nobre, destacou as iniciativas e o desejo de que o ensino híbrido possa se tornar uma realidade no município de Banabuiú, "Investimos massivamente em ações voltadas para a educação neste período de pandemia, para que nossas crianças e jovens pudessem ter a oportunidade de terem um ensino de qualidade. Sem dúvidas, a educação foi um dos seguimentos que mais sofreu impactos neste período de grandes desafios. Meu desejo é que possamos criar protocolos sanitários eficazes, condizentes com o que é estipulado pelos órgãos de fiscalização sanitária e as autoridades de saúde, para que nossas aulas possam ser retomadas de forma segura. A educação presencial nos anos iniciais de formação é fundamental, além da transposição do conhecimento de forma eletiva, dinâmica e didática, o contato social também é indispensável, sem socialização não há vivências e são elas que dão sentido de ser sociedade. Além dos investimentos que nossa gestão vem realizando, outro fator que nos faz dar mais este passo é a vacinação dos profissionais da educação, que estiveram nos grupos prioritários na campanha de imunização contra a covid-19, ainda no primeiro semestre deste ano de 2021 e agora, a redução de idade da população em geral, atendendo nossos jovens de 12 a 17 anos", destaca o gestor.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#CONCURSO Há 16 dia(s)

CONCUSO: RECOMENDAÇÃO n° 001/2021/4ª PmJQXD

Tornamos público a seguinte recomendação logo abaixo:

#Desenvolvimento Há 21 dia(s)

Prefeito Edinho Nobre, entrega 11 novos veículos e reforça a frota da Administração Municipal de Banabuiú

Foram entregues 10 carros populares e 01 ambulância, que foram destinados aos serviços de diversas secretarias, com recursos exclusivamete municipais.

#CONCURSO Há 23 dia(s)

EDITAL DE POSSE Nº 008/2021

Tornamos público o seguinte edital logo abaixo:

#Administração Há 26 dia(s)

Nova frota veicular: Banabuiú adquire 11 novos veículos 0km destinados as secretarias municipais

São 10 automóveis e 01 ambulância 0km, garantidos com investimentos do próprio município, que vão assegurar uma maior mobilidade, assistência e segurança as secretarias municipais.

#Desenvolvimento Há 29 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú firma convênio com o Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica

O convênio possibilitará a todos aos servidores públicos condições especiais aos cursos de graduação e pós-graduação digitais da intituição

#Empreendedorismo Há 29 dia(s)

Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Banabuiú realiza a 2ª edição do MEI Informa

Com temática voltada ao marketing e novas tecnologias, o evento proporcionou aos presentes a oportunidade de estar concatenado com o que está de mais atual na era digital.

#Educação Há 31 dia(s)

Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Elias Fernandes de Lima em Lagoa do Meio

Esta é mais uma grande obra com recursos municipais que será iniciada em equipamentos educacionais do município, atendendo as requisições da comunidade.

#Educação Há 32 dia(s)

Banabuiú inicia a retomada gradual das atividades escolares de forma presencial

Cada Unidade Escolar montou minuciosamente seu cronograma a partir de pesquisas, consultas, diálogo e, principalmente atendendo a realidade de cada unidade.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito