NOTÍCIAS

03-SET-2021

Banabuiú estuda a retomada das atividades escolares presenciais para o semestre letivo 2021.2

Um estudo de viabilidade de retorno às aulas, na modalidade híbrida, está sendo levantado pela Secretaria de Educação do município.

#Educação POR WENDEL BRITO 03 DE SETEMBRO DE 2021

Na manhã da última quinta-feira, 02, a Secretaria Municipal de Educação de Banabuiú, juntamente com os membros do Conselho de Saúde, do Comitê Municipal de Biossegurança contra a Covid-19, representantes e gestores das unidades escolares, estiveram reunidos nas dependências da Escola Celestino Lima de Sousa, para dialogar sobre um estudo de viabilidade de retorno das aulas, na modalidade híbrida, que contempla o ensino remoto e presencial concomitantemente.

Neste primeiro momento, foi apresentado a comunidade acadêmica o Plano de Retorno, que trata das ações e iniciativas da retomada gradual do ensino nesta modalidade, a partir de um levantamento das condições estruturais e os aparatos necessários para garantir a segurança e a saúde dos estudantes. Este plano de retomada passa, nesse momento, pela análise da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que as aulas possam ocorrer neste novo formato de ensino que é proposto pelo Ministério da Educação.

A participação presencial neste primeiro momento será facultativa aos pais e estudantes com alguma comorbidade ou que apresentarem pretensão de permanência nas aulas virtuais. Dentro do Plano de Retorno, será proposto algumas adequações como rodízio de turmas, redução de jornada de ensino presencial com horários readaptados, dando autonomia a cada escola para fazer suas adequações, conforme suas realidades e vivências.

Para que todo este Plano de Retorno pudesse ocorrer, o Governo Municipal de Banabuiú realizou em todo este período de pandemia diversas ações e investimentos para a comunidade escolar, como a reforma dos transportes escolares, distribuição dos kits da merenda escolar, distribuição de chips de telefonia móvel com acesso à internet para os professores, além do investimento em reformas e modernização de diversas unidades, bem como a aquisição de equipamentos multimídia e de tecnologia, que auxiliarão os professores no ensino híbrido.

Atualmente, o somatório de unidades municipais que ofertam ensino o básico chega a 16, distribuídas em 12 escolas de nível fundamental, sendo 03 na sede e 09 na zona rural e 04 creches escolares, dispostas de 03 na zona rural e 01 na sede do município. Ao todo, no ensino básico fundamental público (educação infantil e ensino fundamental), somam-se 3.092 alunos regularmente matriculados.

Durante o encontro a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, destacou sobre o trabalho democrático e integrativo que as gestões escolares, juntamente com a Secretaria de Educação, em parceria com os órgãos de fiscalização e de saúde que deliberam a funcionalidade das escolas. " Somos confiantes em uma gestão democrática. Partimos da premissa de contextualização de vários cenários e, mediante essas possibilidades, adotaremos medidas estratégicas a nível de comunidade escolar. Este primeiro momento é para propormos ações eficazes de retomada e, caso necessário, revisarmos e fazermos as alterações plausíveis, assim, estaremos sempre formulando e reformulando estratégias que antecipem e garantam a real efetivação destas ações para o retorno de forma híbrida".

Durante fala, o prefeito Edinho Nobre, destacou as iniciativas e o desejo de que o ensino híbrido possa se tornar uma realidade no município de Banabuiú, "Investimos massivamente em ações voltadas para a educação neste período de pandemia, para que nossas crianças e jovens pudessem ter a oportunidade de terem um ensino de qualidade. Sem dúvidas, a educação foi um dos seguimentos que mais sofreu impactos neste período de grandes desafios. Meu desejo é que possamos criar protocolos sanitários eficazes, condizentes com o que é estipulado pelos órgãos de fiscalização sanitária e as autoridades de saúde, para que nossas aulas possam ser retomadas de forma segura. A educação presencial nos anos iniciais de formação é fundamental, além da transposição do conhecimento de forma eletiva, dinâmica e didática, o contato social também é indispensável, sem socialização não há vivências e são elas que dão sentido de ser sociedade. Além dos investimentos que nossa gestão vem realizando, outro fator que nos faz dar mais este passo é a vacinação dos profissionais da educação, que estiveram nos grupos prioritários na campanha de imunização contra a covid-19, ainda no primeiro semestre deste ano de 2021 e agora, a redução de idade da população em geral, atendendo nossos jovens de 12 a 17 anos", destaca o gestor.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 12 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 27 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 27 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 34 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 40 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#Obra Há 49 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito