NOTÍCIAS

30-SET-2021

CRAS Vale das Borboletas comemora 3 anos de fundação

#ASSISTÊNCIASOCIAL POR WENDEL BRITO 30 DE SETEMBRO DE 2021

Na noite desta quarta-feira, 29, o prefeito Edinho Nobre, a Secretária da Assistência Social -SAS, Cleide Nobre, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a equipe técnica da SAS estiveram no bairro Brasília, participando das comemorações de três anos de fundação do CRAS Vale das Borboletas, equipamento de fundamental importância para o acompanhamento e aplicação de políticas públicas sociais em nosso município.

O CRAS Vale das Borboletas, equipamento de Proteção Social Básica, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em Banabuiú, está localizado no Bairro Brasília, conta também com polos de atendimentos no complexo da assistência (prédio do DNOCS), e no Distrito de Laranjeiras. Atendendo cerca de 300 usuários. Teve sua inauguração no dia 26 de setembro de 2018, após descentralização planejada, com intuito de estar nas regiões periféricas e vulneráveis, do seu território de abrangência que compreende os bairros Brasília e Vila dos Marianos, comunidades referenciadas que apresentam maiores índices de pobreza, drogadição, falta de infraestrutura de saneamento básico e que ficam distantes do centro de Banabuiú, cerca de 2 a 3 km.

O CRAS Vale das Borboletas desenvolve atendimento e acompanhamentos as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Nosso trabalho fortalece o acesso as informações na busca de garantir serviços socioassistenciais, os direitos de seus usuários (em todas as áreas), benefícios eventuais, além de fomentar atividades culturais, de entretenimento, de promoção a cidadania, de capacitação profissional e proteção social. Trabalham com todos membros da família, de forma particularizada ou em grupos.

CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias a rede de Proteção Social de Assistência Social. É responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica que são os Serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV que são os grupos ofertados semanalmente no CRAS, grupo de Crianças, de Adolescentes, grupo de Mulheres e Idosos.

No CRAS, a população é orientada a fazer o Cadastro Único; ter acesso a serviços, benefícios e projetos sociais; carteirinha do idoso; ter orientação sobre outros serviços públicos; buscar apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violação de direitos. Através deste importante equipamento de promoção e proteção social é possível prevenir situações de risco social e procura identificar e estimular os potenciais da família, modificar a qualidade de vida dessas famílias.

Para a coordenadora do CRAS Vale das Borboletas, Lilia Rodrigues, em 2022 o vai fortalecer cada vez mais sua parceria com o Programa Criança Feliz, que é o maior Programa de visitação domiciliar do mundo desde 2016. Em Banabuiú, o programa chegou no ano de 2018 e se tornou referência em promover políticas públicas para o desenvolvimento infantil, período fundamental nos primeiros anos de vida.

O Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, atualmente é o programa de acompanhamento ao desenvolvimento infantil da primeira infância (0 a 6 anos) e gestantes mais significativo. O Criança Feliz tem a função de realizar visitas domiciliares levando atividades lúdicas e imaginativas que favoreçam o desenvolvimento infantil, a importância do brincar, por intermédio de brincadeiras orientadas, com o intuito de fortalecer os vínculos familiares com as crianças, e se for o caso detectar alguma deficiência seja socioafetiva, cognitiva, motora ou de linguagem.

Em Banabuiú, os trabalhos foram iniciados com uma meta de 100 beneficiários, e por alcançar 90% das metas pactuadas conseguiu-se uma ampliação para 400 famílias. Com isso, as atividades do programa e as visitas domiciliares puderam ser descentralizadas e atendem, na atualidade, crianças dos distritos de Barra do Sitiá, Pedras Brancas, Rinaré, e comunidades como Boa Água.

O evento que celebrou os três anos do CRAS Vale das Borboletas contou com a apresentação musical da Banda de Música Otacília Rocha Mura, do Grupo de Capoeira Ascaban, do grupo de dança do CRAS Vale das Borboletas e da escolha da Miss CRAS 2021.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#CONCURSO Há 28 dia(s)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 012/2021

O Governo Municipal de Banabuiú torna público o edital de convocação Nº 012/2021. [...]

#AssistênciaSocial Há 35 dia(s)

Banabuiense é eleito delegado estadual na 14ª Conferência de Assistência Social do Ceará.

A delegação doCeará, agora se prepara para participar da Conferência Nacional que acontecerá em dezembro de forma online

#Educação Há 37 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação inicia curso de especialização para condutores do transporte escolar

O curso tem o objetivo de aperfeiçoar, atualizar e qualificar os motoristas com conhecimentos em diversas áreas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, entre outros

#Esporte Há 39 dia(s)

Secretaria de Esporte reativa a prática de handebol no município de Banabuiú

A proposta é de que para ainda neste ano de 2021, seja formado uma equipe para participar de competições na modalidade cadete e adulto.

#Desenvolvimento Há 40 dia(s)

Prefeito Edinho Nobre cumpre agenda em Brasília

Durante visita, o gestor municipal esteve em busca de investimentos e emendas parlamentares para o município de Banabuiú.

#Saúde Há 45 dia(s)

Secretaria de Saúde de Banabuiú realiza Dia D de Multivacinação

Crianças e jovens com idade entre 2 e 15 anos, tiveram a oportunidade de tomar vacinas de rotina como da paralisia Infantil e pentavalente.

#AssistênciaSocial Há 46 dia(s)

Secretaria da Assistência Social de Banabuiú realiza evento teste de encerramento alusivo ao Dia das Crianças

“O fantástico mundo das crianças”, reuniu centenas de crianças assistidas pelos Programas e Projetos Assistenciais como Criança Feliz, além de todo o público infantil do município

#Educação Há 47 dia(s)

Prefeito Edinho Nobre concede evolução por nível acadêmico de 40 profissionais da educação de Banabuiú

A evolução acadêmica é baseada quando o professor obtém um título e tem a possibilidade de aumento salarial condizente com sua categoria.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito