NOTÍCIAS

30-SET-2021

CRAS Vale das Borboletas comemora 3 anos de fundação

#AssistênciaSocial POR WENDEL BRITO 30 DE SETEMBRO DE 2021

Na noite desta quarta-feira, 29, o prefeito Edinho Nobre, a Secretária da Assistência Social -SAS, Cleide Nobre, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a equipe técnica da SAS estiveram no bairro Brasília, participando das comemorações de três anos de fundação do CRAS Vale das Borboletas, equipamento de fundamental importância para o acompanhamento e aplicação de políticas públicas sociais em nosso município.

O CRAS Vale das Borboletas, equipamento de Proteção Social Básica, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em Banabuiú, está localizado no Bairro Brasília, conta também com polos de atendimentos no complexo da assistência (prédio do DNOCS), e no Distrito de Laranjeiras. Atendendo cerca de 300 usuários. Teve sua inauguração no dia 26 de setembro de 2018, após descentralização planejada, com intuito de estar nas regiões periféricas e vulneráveis, do seu território de abrangência que compreende os bairros Brasília e Vila dos Marianos, comunidades referenciadas que apresentam maiores índices de pobreza, drogadição, falta de infraestrutura de saneamento básico e que ficam distantes do centro de Banabuiú, cerca de 2 a 3 km.

O CRAS Vale das Borboletas desenvolve atendimento e acompanhamentos as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Nosso trabalho fortalece o acesso as informações na busca de garantir serviços socioassistenciais, os direitos de seus usuários (em todas as áreas), benefícios eventuais, além de fomentar atividades culturais, de entretenimento, de promoção a cidadania, de capacitação profissional e proteção social. Trabalham com todos membros da família, de forma particularizada ou em grupos.

CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias a rede de Proteção Social de Assistência Social. É responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica que são os Serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV que são os grupos ofertados semanalmente no CRAS, grupo de Crianças, de Adolescentes, grupo de Mulheres e Idosos.

No CRAS, a população é orientada a fazer o Cadastro Único; ter acesso a serviços, benefícios e projetos sociais; carteirinha do idoso; ter orientação sobre outros serviços públicos; buscar apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violação de direitos. Através deste importante equipamento de promoção e proteção social é possível prevenir situações de risco social e procura identificar e estimular os potenciais da família, modificar a qualidade de vida dessas famílias.

Para a coordenadora do CRAS Vale das Borboletas, Lilia Rodrigues, em 2022 o vai fortalecer cada vez mais sua parceria com o Programa Criança Feliz, que é o maior Programa de visitação domiciliar do mundo desde 2016. Em Banabuiú, o programa chegou no ano de 2018 e se tornou referência em promover políticas públicas para o desenvolvimento infantil, período fundamental nos primeiros anos de vida.

O Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, atualmente é o programa de acompanhamento ao desenvolvimento infantil da primeira infância (0 a 6 anos) e gestantes mais significativo. O Criança Feliz tem a função de realizar visitas domiciliares levando atividades lúdicas e imaginativas que favoreçam o desenvolvimento infantil, a importância do brincar, por intermédio de brincadeiras orientadas, com o intuito de fortalecer os vínculos familiares com as crianças, e se for o caso detectar alguma deficiência seja socioafetiva, cognitiva, motora ou de linguagem.

Em Banabuiú, os trabalhos foram iniciados com uma meta de 100 beneficiários, e por alcançar 90% das metas pactuadas conseguiu-se uma ampliação para 400 famílias. Com isso, as atividades do programa e as visitas domiciliares puderam ser descentralizadas e atendem, na atualidade, crianças dos distritos de Barra do Sitiá, Pedras Brancas, Rinaré, e comunidades como Boa Água.

O evento que celebrou os três anos do CRAS Vale das Borboletas contou com a apresentação musical da Banda de Música Otacília Rocha Mura, do Grupo de Capoeira Ascaban, do grupo de dança do CRAS Vale das Borboletas e da escolha da Miss CRAS 2021.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Emprego Há 1 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 1 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 8 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 14 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Obra Há 23 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

#AssistênciaSocial Há 28 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú cancela Processo Seletivo 001/2024 da Secretaria de Assistência Social

O cancelamento do processo seletivo, que visava a contratação temporária de excepcional interesse público, foi considerado necessário em resposta à recomendação ministerial.

#Educação Há 31 dia(s)

Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa PAIC Integral

Para obter mais informações sobre os requisitos de participação e o processo de seleção, consulte o edital completo disponível no final desta página.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito