NOTÍCIAS

13-SET-2022

Banabuiú lança Programa Municipal Foco no olhar com realização de cirurgias de catarata e pterígio.

#Saúde POR RENNAN 13 DE SETEMBRO DE 2022

Em todo o país, as demandas de cirurgias oftalmológicas têm aumentado, tornando-se uma grande preocupação para as secretarias municipais de saúde. O Governo Municipal de Banabuiú, observando o aumento na fila de espera de cirurgias de catarata e pterígio, lançou na manhã desta terça-feira, 13, o Programa Foco no olhar.

O Programa Foco no olhar foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Banabuiú com o intuito de diminuir as filas e o tempo de espera dos pacientes por uma cirurgia de catarata e pterígio. Na primeira ação realizada nesta terça-feira, foram realizadas 50 cirurgias de catarata e 40 de pterígio, diminuindo mais de 30% da fila atual.

O programa municipal é custeado, inteiramente, pelos cofres públicos do próprio município e, nesta primeira ação, foi investido cerca de R$70 mil. O diferencial deste programa é que a realização das cirurgias aconteceu no próprio município, não havendo transporte de pacientes para outras cidades.

Uma equipe, com cerca de 10 profissionais, realizou as cirurgias no Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati e contaram com o suporte da equipe do próprio hospital, da central de regulação ambulatorial do município e da equipe da Secretaria de Saúde.

O Secretário de Saúde de Banabuiú, Weyber Nobre, ressaltou a importância deste programa para a qualidade de vida dos pacientes que aguardavam por essa cirurgia. "No ano de 2020/2021 foram realizadas apenas 68 cirurgias de catarata e 28 de pterígio e, só hoje, estamos realizando 50 [cirurgias] de catarata e 40 de pterígio. Este é um avanço para podermos diminuir as filas e o tempo de espera dos pacientes, pois sabemos quão importante é a visão para todos", diz o secretário.

Ainda segundo o Secretário, a segunda ação do programa está sendo projetada para o mês de novembro de 2022 com a realização de mais cirurgias de catarata e pterígio. As solicitações para realização das cirurgias nas próximas ações devem ocorrer na Central de Regulação Ambulatorial do município.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Emprego Há 2 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 2 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 9 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 15 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Obra Há 24 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

#AssistênciaSocial Há 29 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú cancela Processo Seletivo 001/2024 da Secretaria de Assistência Social

O cancelamento do processo seletivo, que visava a contratação temporária de excepcional interesse público, foi considerado necessário em resposta à recomendação ministerial.

#Educação Há 32 dia(s)

Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa PAIC Integral

Para obter mais informações sobre os requisitos de participação e o processo de seleção, consulte o edital completo disponível no final desta página.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito