CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 02/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Banabuiú lança Programa Hora de Arar 2024

O Governo Municipal de Banabuiú, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, lançou nesta quinta-feira (01), o Programa Hora de Arar 2024. Considerado o maior programa municipal de fomento à agricultura familiar do interior do Ceará, o Hora de Arar utiliza recursos próprios para impulsionar as atividades agrícolas da cidade.

A edição deste ano já conta com a participação de 1500 agricultores, e para realizar as tarefas no campo, serão disponibilizados 25 tratores. Além da aração das terras, o Hora de Arar tem como objetivo promover práticas de aperfeiçoamento ao longo do ano, visando maior produtividade e resultados tanto no campo quanto na mesa do pequeno agricultor. Na ocasião do lançamento, os agricultores do município receberam os boletos do Programa Garantia Safra.

O Programa Hora de Arar desempenha um papel crucial na agricultura de Banabuiú, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do setor. Ao utilizar recursos próprios e promover práticas de aprimoramento, o programa se destaca como um exemplo de iniciativa municipal bem-sucedida, proporcionando benefícios aos agricultores locais. A ação reforça o comprometimento do governo municipal em fortalecer a base agrícola, impulsionando o crescimento econômico e social de Banabuiú.

#Agricultura 10/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Banabuiú promove ação de capacitação em inseminação bovina na busca por melhorias na pecuária local

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira (06), uma ação de capacitação em inseminação bovina na propriedade de Lerindo, localizada na Caiçarinha. Essa iniciativa faz parte do Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pela secretaria, visando aprimorar a qualidade do rebanho e impulsionar a produção agropecuária do município.

O veterinário do município, Dr. José Victor, desempenhou um papel fundamental nessa ação, compartilhando seu vasto conhecimento com os técnicos da secretaria. As práticas essenciais ensinadas durante o evento têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento da pecuária local, garantindo um rebanho mais saudável e produtivo.

O sucesso da ação de capacitação inspira a continuidade do projeto, que se estenderá a outras propriedades rurais do município. O Governo Municipal de Banabuiú reforça seu compromisso em apoiar os agricultores e pecuaristas, promovendo a sustentabilidade e o crescimento do setor agropecuário, fundamental para a economia da região.

#Agricultura 06/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Governo Municipal de Banabuiú lança edital de chamada pública para o Programa de Aquisição de Alimentos

O Governo Municipal de Banabuiú, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, lançou na última segunda-feira (30), o edital de chamada pública 001/2023, destinado ao credenciamento e seleção de agricultores familiares para a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e produzidos nas unidades produtivas, e o credenciamento de unidades recebedoras (entidades socioassistenciais locais) para receberem a doação de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar no Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea.

Fruto de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cidadania, Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Estado do Ceará e o município de Banabuiú, através do Termo de Adesão 0119/2012, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa que tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Os interessados em participar deste programa devem ficar atentos aos prazos e procedimentos de credenciamento. A entrega da documentação necessária deve ser realizada em envelope lacrado, devidamente identificado, exclusivamente na sede da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, localizada na Rua Demócrito Pinto, S/N no centro de Banabuiú. O período de inscrições ocorrerá de 30 de outubro a 13 de novembro, no horário de 7h às 11h e de 13h às 17h.

O resultado final do credenciamento será divulgado no dia 22 de novembro, e todas as informações detalhadas podem ser encontradas no site oficial da Prefeitura de Banabuiú.

Você pode conferir o edital com todas as informações no link abaixo: https://www.banabuiu.ce.gov.br/informa.php?id=573

#Agricultura 27/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Credenciamento para o PAA

A Administração Municipal TORNA PÚBLICO o Chamamento de Agricultores Familiares para o credenciamento e cadastro dos agricultores familiares no Sistema de Informações e Gestão do Programa de Aquisição de Alimentos.

#Agricultura 07/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Lançado o Programa Hora de Arar 2022 em Banabuiú

Com a previsão da chegada da estação chuvosa no Ceará, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, lançou na última sexta-feira, 07 de janeiro, o maior programa municipal de fomento a agricultura familiar do interior do Ceará: o Hora de Arar 2022. Durante evento de lançamento que reuniu os secretários de Agricultura e Planejamento e demais secretários da gestão crescendo e desenvolvendo, vereadores, produtores rurais, lideranças comunitárias e tratoristas, o gestor municipal anunciou o início das ações no município.

O Programa Hora de Arar vem, ao longo dos anos se aperfeiçoado cada vez mais. Para que todo o trabalho do ano de 2022 pudesse ser executado com maestria, foi necessário criar um plano de cadastramento executado nos meses de novembro e dezembro de 2021. Todo o trabalho foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Banabuiú que visitou todo o perímetro rural da cidade. Cada produtor cadastrado no programa tem direito a duas horas de trator para arar suas terras e preparar o cultivo das mais diversas variedades de grãos e legumes da época.

Por ser de iniciativa municipal, o Hora de Arar utiliza recursos próprios para a realização das atividades. Segundo o Secretário de Agricultura, Glauco Brito, nesta edição do programa, mais de 1.700 famílias de setenta comunidades rurais do município estão habilitadas ao benefício, superando a marca de 1.500 famílias em 2021. Neste ano de 2022 estima-se um investimento médio de meio milhão de reais, oriundos do cofre municipal. Esta edição contará com 08 técnicos agrícolas com suporte logístico de 08 novas motocicletas 0km, adquiridas recentemente pela gestão municipal, dois agrônomos, um médico veterinário, além de vinte e cinco fiscais de campo que estão divididos em todas as regiões beneficiadas.

Nesta sexta edição, o Governo Municipal disponibilizará vinte e cinco tratores que, juntos, somarão mais de três mil e quinhentas horas de trabalho no campo. Para o Prefeito Edinho Nobre, "o mais importante é ver o homem do campo crescendo. Se o sertão está bem, a cidade cresce; o sertão só tem vida quando há fartura no campo e o Hora de Arar é um programa produtivo e eficiente que dá ao pequeno produtor, condições de produzir e gerar fartura na mesa e no campo", ressaltou.

Para além da aração das terras, o Hora de Arar ao longo do ano trabalha com práticas de aperfeiçoamento, que visa dar maior produtividade e resultado no campo e na mesa do pequeno agricultor. Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, é possível auxiliar os pequenos produtores com assistência técnica especializada e na elaboração de projetos para requerimento de financiamento, junto a rede bancária.

Durante o evento de lançamento do programa, o prefeito Edinho Nobre, anunciou concomitantemente o lançamento do Programa Hora de Plantar, programa financiado pelo Governo do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, assistido e executado pela EMATERCE juntamente com as secretarias municipais de agricultura. Em 2021, o programa, através da Lei Ordinária nº 17.534, passou a ser uma Política Pública de Estado, destinada ao fomento à produção rural, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para a agricultora familiar.

O Programa Hora de Plantar objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético e propiciando o aumento da produção e da produtividade das culturas e melhorando o nível de renda dos beneficiados. Para 2022, o programa irá beneficiar os produtores cearenses com manivas sementes, essências florestais nativas, cajueiro anão precoce, mudas frutíferas, raquetes de palma forrageira e sementes de grãos diversos como milho híbrido, feijão caupi e sorgo forrageiro.

#Agricultura 15/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE (Edital n° 001/2021) Edital de credenciamento de entidades socioassistenciais locais e agricultores(as) familiares Participação na execução do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra com Doação Simultânea - Portaria 396 MC/SDA e o Município de Banabuiú, segue o edital abaixo:
#Agricultura 05/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Vacinação contra Febre Aftosa no Ceará é prorrogada até dia 3 de julho Até a data limite, devem ser vacinados os bovinos e bubalinos de todas as idades.
#Agricultura 01/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Programa Hora de Silar inicia com as entregas de lonas nas comunidades rurais de Banabuiú As lonas desempenham um papel crucial na manutenção da qualidade da forragem, desde a vedação até a abertura do silo.
#Agricultura 22/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú conclui Programa Hora de Arar 2021 Em 120 dias de trabalho, mais de 75 comunidades receberam os tratores para aração terras.
#Agricultura 18/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Comunidades Rurais de Banabuiú são selecionadas no Projeto São José O Projeto São José é voltado para a implantação de sistemas de abastecimento de água para consumo e saneamento em comunidades rurais
#Agricultura 10/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú distribui 4.500 mudas frutíferas e manivas de mandioca do Programa Hora de Plantar O Hora de Plantar é a consolidação da ampliação de políticas públicas que garantem segurança alimentar, acesso à novas rendas, novos investimentos e mais trabalho no campo
#Agricultura 02/03/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú inicia a 5ª edição do Program Hora de Arar Nesta edição, aproximadamente 1.700 famílias rurais de todo o município serão beneficiadas com o programa.
#Agricultura 15/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú recebe 100 mil raquetes de palma forrageira do Programa Hora de Plantar O objetivo é fortalecer as atividades agrícolas, propiciando o aumento da produtividade, melhorando o nível de renda dos agricultores locais.
#Agricultura 01/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú inicia entrega das sementes do Programa Hora de Plantar Em sua 34ª edição, o Projeto Hora de Plantar contemplou o município de Banabuiú com um montante de mais de 14 toneladas de sementes.
#Agricultura 27/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú recebe sementes do Programa Hora de Plantar O Projeto Hora de Plantar é o único no Brasil a realizar a distribuição de sementes de qualidade para a agricultura familiar
#Agricultura 18/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Programa Hora de Arar se prepara para iniciar atividades em 2021 O projeto tende a ficar mais robusto e fomentar ainda mais as atividades da agricultura familiar do município
#Agricultura 04/12/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura vai cadastrar agricultures de 75 localidades para Hora de Arar 2021 Técnicos fazem o cadastramento de famílias em visitas pela zona rural; estimativa da secretaria é que cerca de 1.000 cadastros sejam feitos
#Agricultura 04/12/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Estado prorroga campanha de vacinação contra Febre Aftosa até 19 de dezembro Visando resguardar a saúde dos criadores é recomendado que a declaração seja realizada de forma virtual no Portal do Produtor até o dia 05 de janeiro
#Agricultura 12/03/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Cerca de 1.000 agricutores de Banabuiú já foram beneficiados com o Programa Hora de Arar Cerca de 1.000 agricultores devem ter ser beneficiados até agora com o Programa que é executado com recursos próprios
#Agricultura 06/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Produtores devem declarar vacina contra a Febre Aftosa até 13 de dezembro Quem não declarar a vacina poderá estar sujeito a multas por não vacinação ou não declaração no prazo estabelecido por lei
#Agricultura 22/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Governo Municipal lança nesta segunda (25) Programa Água no Sertão de limpeza de açudes Por meio do programa, os açudes serão limpos e terão suas estruturas de aterro e barramento reforçadas para que, com a chegada do inverno, possam estar mais seguros e assim poder acumular uma quantidade satisfatória de água da chuva
#Agricultura 11/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Agricultores do Município são contemplados com programa de melhoramento genético O programa distribuiu sêmen bovino de gado leiteiro gratuitamente, para aproximadamente 50 agricultores da região que aderiram o programa
#Agricultura 08/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Assistência técnica ajuda na manutenção de núcleos de fruticultura na zona rural Lançado há mais de um ano pelo Governo Municipal de Banabuiú e a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, o Projeto Núcleo Irrigado de Fruticultura se faz uma ação permanente no Município, atendendo famílias de seis diferentes comunidades rurais que manifestaram interesse na cultura da banana e mamão. O objetivo é difundir o potencial da atividade, possibilitando aos agricultores uma melhoria na qualidade de vida e comercializar a produção excedente. Assim, as famílias certamente terão uma renda extra.

Cada Núcleo é gerido por uma família que recebe do governo do município muda; logística para transportar adubo e assistência técnica. Isso corresponde a 70% do material necessário para a manutenção dos núcleos. O agricultor entra no projeto com kit irrigação; mão de obra para plantar; cuidar e colher, no cultivo de banana e mamão.

Atendendo recomendação do prefeito Edinho Nobre, o secretário Romário Lima, acompanhado do engenheiro agrônomo, Michael Ramalho, da técnica agrícola, Line Brito e Agente Rural, Eremias Arruda, visitou nesta quarta-feira (2), os Núcleos Irrigados de Valença II, Boágua e Muriá.

O prefeito Edinho Nobre, sempre vai ter esse olhar para a atividade agrícola, como alternativa viável para o agricultor que sofreu com a falta desse incentivo. Vamos investir no pequeno agricultor e explorar a fruticultura. Essa será prioridade da minha Gestão, afirmou Edinho.

____
Texto: Paulo Simião
Edição: José Avelino Neto
#Agricultura 27/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Prazo para agricultores pagarem imposto rural termina nesta segunda-feira (30) Em Banabuiú a Secretaria de Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores, está fornecendo orientações no Complexo Administrativo
#Agricultura 19/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Produtores que moram em áreas rurais precisam pagar ITR até dia 30 de setembro Em Banabuiú, Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural estão orientando pessoas que tenham dúvidas sobre como proceder com o pagamento do imposto
#Agricultura 06/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura realiza cadastramento do Garantia Safra 2019 A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente iniciou, nessa semana, os cadastros do Garantia Safra. Equipes de técnicos da Pasta vão passar pelas comunidades rurais até o próximo dia 12 de setembro, para cadastrar agricultores que relatem percas na safra.

Os dias e hora em que as equipes estarão em cada comunidade já foi previamente decidido e pode ser consultada pela população nas redes sociais do Governo e através deste link: http://bit.ly/2k2iDaL. Até essa sexta-feira (6), já havia sido visitadas 49 comunidades. Mais de 30 outras comunidades ainda devem receber a visita dos técnicos. Ao todo a Secretaria prevê que 83 comunidades assistidas pela iniciativa.

Para realizar o cadastramento e ter acesso a recorrer da perca da safra, o agricultor deverá levar cópia do RG e CPF, o Número de Identificação Social (NIS), comprovante de endereço, DAP válida, e cópias dos seguintes documentos: certidão de casamento civil ou declaração de união estável; documentos dos filhos (se tiver) e dos documentos da terra, assinados pelo patrão, caso você não seja o proprietário.

O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.
#Agricultura 01/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Banabuiú inicia entrega de alimentos pelo programa PAA Iniciativa fortalece a economia rural ao priorizar compras de produtores e agricutores
#Agricultura 19/06/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Prefeito de Banabuiú assina adesão ao Programa Garantia Safra 2018/2019 Iniciativa visa beneficiar agricultores que tiveram perca de 50% ou mais da lavoura
#Agricultura 17/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Assentados da Boa Água recebem cartões do programa Fomento Mulher Valor disponível para cada família já está em conta e já pode ser sacado pelos beneficiários
#Agricultura 03/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Sucesso na Agricultura de Banabuiú é destaque na mídia da região Diário de Quixadá destaca os cases de sucesso com os agricutores graças ao trabalho da pasta municipal
www.banabuiu.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 02:06:51