CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 24/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Banabuiú realiza Arraiá da Vacinação contra Covid-19.

A Secretaria de Saúde do município de Banabuiú realizou, na noite desta quinta-feira (23), o Arraiá da Vacinação ampliando a campanha de multivacinação que o município tem realizado.

A ação promovida pela pasta visou fomentar a campanha de imunização em pessoas que ainda estão com seu quadro vacinal atrasado, seja da Covid-19, vacinas de rotina como HPV, febre amarela, assim como as vacinas de influenza e sarampo, onde o município já é destaque na vacinação no Sertão Central.

O Arraiá aconteceu a céu aberto no espaço da Academia de Saúde, no centro da cidade. Segundo o titular da pasta, Weyber Nobre, a ação teve por objetivo imunizar a população tendo em vista que ainda existem pessoas que não estão com o esquema vacinal em dias.

"Nosso intuito foi vacinar a população, só assim vamos vencer a pandemia e conter novos casos de Covid-19 em todo o município. O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, não tem medido esforços para cuidar da população", disse Weyber Nobre.

#Saúde 07/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú é destaque na vacinação contra o coronavírus no Sertão Central

A pandemia ainda não acabou, mas a vacinação é uma das principais armas contra os casos de maior gravidade da Covid-19 em todo o mundo. A redução dos casos graves e de mortes ocasionadas por essa doença é um dos principais indícios acerca da eficácia da vacinação.

É neste cenário que Banabuiú vem se destacando. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará, Banabuiú é primeiro lugar em vacinação contra o coronavírus em primeira dose para crianças de 5 a 11 anos no Sertão Central, tendo 92,19% de crianças vacinadas no município. Uma marca que não é só destaque no Sertão Central, mas no Ceará, colocando o município na 37° posição no Estado.

O quadro de vacinação da população acima de 12 anos deixa o município ainda mais bem colocado. No Ceará, Banabuiú configura-se em 16° colocado na vacinação de primeira e segunda doses e dose única de jovens e adultos com idade superior a 12 anos, colocando também em primeiro lugar no Sertão Central com uma marca expressiva de 99% do público já com a segunda dose e dose única ministrada.

Estas marcas mostram que as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal de Banabuiú e pela Secretaria Municipal de Saúde estão alcançando bons resultados, dentre drive thru, vacinação itinerante, Dias D de vacinação, horários alternativos, dentre outros, focam em uma população totalmente vacinada.

O Prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reforça a importância da vacinação e dos profissionais da saúde. "Ver a população se vacinando é muito importante, pois é quando percebemos que todos os esforços da nossa gestão em conseguir as vacinas estão sendo eficazes na luta contra o coronavírus. Agradeço o empenho de todos os profissionais de saúde, pois observo no rosto de cada profissional a vontade em ver a nossa população imunizada dessas doenças".

#Saúde 17/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Buscando avanço na vacinação contra o coronavírus, Banabuiú realiza vacinação itinerante.

Um dos maiores desafios da saúde na atualidade é a vacinação da população infantil e adulta contra o coronavírus. O Governo Municipal de Banabuiú e a Secretaria Municipal de Saúde, buscando aumentar a porcentagem da vacinação da sua população, têm realizado diversas ações para alcançar suas metas. Durantes os últimos meses, a gestão tem efetuado mutirões na zona rural e sede, Dia D de vacinação infantil, horários alternativos de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, dentre outros.

A última estratégia adotada pelo município é uma busca ativa dos munícipes através de vacinação itinerante, em que uma equipe formada pela Agente Comunitária de Saúde e as técnicas de enfermagem percorrem as casas do município verificando quem está com o ciclo vacinal completo e quem ainda precisa tomar uma das doses, caso a equipe constate a necessidade de tomar alguma das doses, a vacinação é realizada durante a visita. Esta ação, que começou na última segunda-feira, 14, irá perdurar os meses de fevereiro e março deste ano.

A vacinação de Banabuiú segue avançando. No último vacinômetro divulgado, 50,3% das crianças de 5 a 11 anos já haviam tomado a 1ª dose da vacina, além disso, 87,7% da população de acima de 12 anos já havia recebido a 1ª dose, 79% já havia tomado a 2ª dose do imunizante, e 33,4% da população completou o ciclo vacinal com a dose de reforço contra o coronavírus.

#AssistênciaSocial 23/12/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus. Confira a lista: 460 famílias beneficiadas no Vale-Gás
#Combate ao Coronavírus 27/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú atinge a marca de 71% da população vacinada com a 1ª dose da vacina contra o coronavírus.

A ampla estrutura montada para a vacinação contra a Covid-19 pelo Governo Municipal de Banabuiú, através do inesgotável trabalho da Secretaria de Saúde contra a Covid-19 completou sete meses atuação e já atingiu a marca de mais de 13.500 doses da vacina contra o coronavírus aplicadas. Se considerado toda a população banabuiense acima de 18 anos, estimada pelo IBGE 2020 em 13.749 pessoas, aproximadamente 71% da população já foi imunizada com pelo menos a primeira dose (D1) da vacina, colocando o município a cima da média nacional.

O esforço e as estratégias de cadastramento da população em geral, realizada pelo governo municipal, secretaria de saúde e demais secretarias parceiras vêm sendo alcançado. O plano é de imunizar o maior número possível de cidadãos aptos a vacina e contribuir com o Plano Nacional e Estadual de Vacinação

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados do vacinômetro, onde foi constatado a marca de 13.514 aplicações sendo, 9.772 pessoas já imunizadas com a primeira dose ou dose única (71%) e 5.254 pessoas imunizadas com a segunda dose (D2 - 29,5%). O município segue vacinando a população com 18 anos ou mais e, concomitantemente elaborou um cronograma para concluir a vacinação do público prioritário (profissionais da educação infantil, fundamental, médio e superior; gestantes, puérperas e lactantes; pessoas com comorbidades e deficiência e forças de segurança) que já tomou a D1 e que agora busca a complementação da vacina com a D2.

#Combate ao Coronavírus 17/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital Municipal de Banabuiú amplia em 125% os leitos de enfermaria para atendimento a pacientes Covid. A ampliação dos leitos de enfermaria permitiu atender a maioria das demandas locais, sem necessitar do encaminhamento para hospitais da região.
#Combate ao Coronavírus 14/05/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Lockdown Total: Banabuiú passará por 10 dias de medidas restritivas para frear avanço da pandemia da Covid-19.

O Prefeito Edinho Nobre, assinou na manhã desta sexta-feira (14) um novo Decreto Municipal (N° 83/2021) para determinar lockdown total na cidade de Banabuiú a partir das 0h deste sábado (15), se estendendo até o dia 24 de maio de 2021. A medida vem a atender a Recomendação N° 0028/2021 do Ministério Público do Estado do Ceará, onde solicita a adoção de medidas de isolamento social restritivo, objetivando conter a proliferação da COVID-19 e, com isso, reduzir a pressão sobre o sistema de saúde no município, em face da grave situação epidemiológica registrada na cidade, conforme os dados do Integrasus e demais fontes de autoridade sanitária estadual.

Antecipadamente, o prefeito municipal juntamente com os representantes da Vigilância Sanitária, Equipe Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Advogados do setor jurídico municipal e o Secretário de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Pedro Henrique, estiveram em reunião com representantes do setor do comércio, para dialogar ações eficazes no combate a disseminação do vírus e a manutenção dos serviços de vendas por parte das empresas locais.

De acordo com o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do município, até as 17h desta sexta-feira (14), o município de Banabuiú registrava 1.393 casos positivos, 147 casos suspeitos, 196 casos em isolamento domiciliar, 11 pacientes internados em enfermarias e UTI e 13 óbitos. Epidemiologicamente falando, Banabuiú apresenta pico altíssimo de infecção e contaminação.

As principais medidas do novo decreto contemplam isolamento social rígido, com a proibição da circulação e permanência de pessoas por avenidas, ruas, calçadas, vielas, praças e todos espaços e vias públicas, urbano e rural, a suspensão do funcionamento presencial das atividades da indústria, comércio, bens e serviços, passando a atender apenas por serviço delivery com cadastramento prévio de um colaborador para cada empreendimento, o bloqueio na circulação de pessoas. Igrejas, templos e demais instituições religiosas poderão promover celebrações exclusivamente na forma virtual, com limitação de 5 (cinco) pessoas. Clínicas e laboratórios poderão realizar exames exclusivamente de forma domiciliar. Oficinas, borracharias, lava-jatos e postos de combustíveis poderão funcionar exclusivamente para o atendimento de carros oficiais do Município, Estado e União. Fica proibido a entrada de representantes de vendas, veículos privados e que prestem os serviços de transporte por táxi, moto-táxi, veículos disponibilizados por aplicativos, topiques, vans, micro-ônibus e ônibus, sendo permitido, única e exclusivamente, a utilização como via de passagem para outro município.

Com a incidência de denúncias do rompimento da quarentena e isolamento social domiciliar das pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela COVID-19, o Governo Municipal tomou a decisão de aplicar multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), para quem for flagrado realizando tal ato, além de tomar as medidas cabíveis na esfera criminal, observado o art. 268, do Código Penal, que prevê como crime contra a saúde pública o ato de infringir determinação do Poder Público destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa e caso necessário, a força policial poderá ser empregada para promover o imediato restabelecimento do confinamento obrigatório, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

Pelas redes sociais, o Prefeito Edinho Nobre relatou: "Esta é mais uma medida de contingenciamento contra a COVID-19 em Banabuiú, em acordo com nosso comitê de enfrentamento ao coronavírus e atendendo a recomendação do Ministério Público do Ceará. Durante os dias de lockdown, iremos contar com intensa equipe de fiscalização da vigilância sanitária, secretaria de saúde, força tática particular, polícias militar e civil e a ajuda de drones que sobrevoarão todo nosso território para monitoramento em tempo real. As barreiras sanitárias continuarão em ação e de forma intensiva, nosso trabalho é para salvar vidas. " Relata o gestor municipal.

Saiba como fica o funcionamento das atividades delivery a partir deste sábado (15):

5h às 23h - Farmácias e drogarias;

5h às 19h - Padarias, panificadoras, peixarias, supermercados, mercantis e comércio de hortifrutigranjeiro;

7h às 23h - Restaurantes, lanchonetes, pizzarias e sorveterias;

7h às 17h - Depósitos de construção e de ração;

7h às 17h - Óticas, gráficas, lojas de roupa, calçados, artigos para celulares, artigos do lar e perfumaria;

8h às 12h - Demais seguimentos não especificados.

IMPORTANTE: Fica vedado o atendimento na modalidade drive-thru

O decreto na íntegra, poderá ser apreciado no link a baixo.

#Combate ao Coronavírus 27/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Equipes de saúde realizam trabalho intensivo no combate ao coronavírus. Os esforços da Secretaria de Saúde, em parceria com demais setores de saúde refletem o êxito de diversas ações que estão sendo executadas em todo o território banabuiense.
#Auxílio 12/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Banabuiú inicia entrega do 1º lote do Vale Gás Social 2021 Neste primeiro lote, 366 famílias serão assistidas como ação para minimizar os impactos sociais da pandemia do COVID-19 em todo o Estado do Ceará.
#Combate ao Coronavírus 26/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú realiza vacinação em massa e zera estoque de vacinas contra a COVID-19 Durante três dias de ação o município vacinou e deu celeridade na imunização do grupo prioritário para avançar no Plano de Vacinação.
#Combate ao Coronavírus 23/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Edinho Nobre se reúne com Governador Camilo Santana para discutir ações contra a COVID-19 em Banabuiú Durante conversa, o Governador apresentou quatro leis com ações de enfrentamento à pandemia, que foram aprovadas pela Assembleia Legislativa e irão beneficiar os cearenses.
#Combate ao Coronavírus 18/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Barreiras Sanitárias e Blitz Educativas fazem parte das ações no combate à COVID-19 em Banabuiú As barreiras se apresentam como uma grande alternativa no combate a COVID-19. Diariamente, equipes monitoram o fluxo de pessoas que adentram ou perpassam pelo município.
#Combate ao Coronavírus 16/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Sancionada a lei para intenção de compra de vacinas contra a COVID-19 O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Banabuiú durante a 2ª Sessão Extraordinária
#Combate ao Coronavírus 10/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Banabuiú assina protocolo de intenção de compra de doses da vacina contra a COVID-19 Agora, o município deverá encaminhar um conjunto de documentos para a Câmara Municipal, para aprovação legislativa
#Combate ao Coronavírus 08/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Novo Decreto: Veja o que muda nas medidas de combate à covid-19 em Banabuiú O novo decreto municipal, apresenta as novas medidas de enfrentamento ao COVID-19 no município de Banabuiú.
#Combate ao Coronavírus 05/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú recebe mais 200 doses da vacina contra a COVID-19 e conclui vacinação de todos os idosos acamados e acima de 90 Todos os idosos acima de 75 anos acamados e acima de 90 anos já foram imanizados.
#Combate ao Coronavírus 01/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Governo de Banabuiú divulga decreto de enfrentamento ao COVID-19 As novas medidas passam a fazer parte das ações em combate a proliferação do novo coronavírus.
#Combate ao Coronavírus 01/03/2021 SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Aberta as inscrições para o Programa de Auxílio Financeiro aos profissionais do setor de eventos Esta ação faz parte pacote de medidas para socorrer o setor de eventos no Estado do Ceará em meio à pandemia da Covid-19.
#Combate ao Coronavírus 19/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Banabuiú lança decreto com novas medidas de enfrentamento ao coronavírus Diante do agravamento do cenário delicado e incerto em relação à pandemia, o Governo Municipal de Banabuiú lançou um novo decreto.
#Combate ao Coronavírus 18/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Edinho Nobre se reúne com o governador Camilo Santana para tratar sobre ações contra o COVID-19 Foram tratadas as ações do novo decreto estadual que prevê novas medidas de enfrentamento para evitar o avanço do COVID-19.
#Combate ao Coronavírus 09/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Banabuiú anuncia decreto especial para o período de carnaval Em virtude da pandemia do coronavírus, não será possível a realização do tradicional Carnaval das Águas.
#Combate ao Coronavírus 08/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde faz doação de kits de higienização coletiva para Rede Pública de Ensino Os insumos auxiliarão no combate a proliferação do novo coronavírus, com foco na biossegurança.
#Combate ao Coronavírus 28/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú inicia vacinação contra o COVID-19 em idosos A administração da vacina está sendo feita nos domicílios
#Combate ao Coronavírus 20/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Sob forte aparato de segurança, vacinas da COVID-19 chegam em Banabuiú As vacinas chegaram no município sob forte aparato de segurança da Polícia Militar do Estado do Ceará e foram recepcionadas pelo Prefeito Edinho Nobre.
#Combate ao Coronavírus 23/11/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal volta a divulgar diariamente boletim com números da Covid-19 em Banabuiú A atualização no site é realizada sempre antes das cinco da tarde. No portal, o cidadão pode conferir uma linha do tempo, que mostra a cronologia de casos
#Combate ao Coronavírus 14/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Confira os limites de horários para funcionamento de cada setor do comércio Segurança sanitária, detalhamento sobre a reorganização do comércio, valor de multas para os que abrem na Fase 1 e ainda organização em lives estão entre novos pontos propostos
#Combate ao Coronavírus 14/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Lives em Banabuiú deverão obedecer medidas de segurança sanitária Novo decreto em vigor em Banabuiú (33/2020), propõe medidas que devem ser obedecidas por produtores e artistas visando a questão da segurança sanitária
#Combate ao Coronavírus 14/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Mesmo com pandemia, cuidados com a dengue devem ser mantidos Nos três primeiros ciclos do ano, de janeiro até junho, Banabuiú já registrou 42 casos notificados de Dengue. Deste total, 9 foram confirmados.
#Combate ao Coronavírus 12/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Uso de máscara continua sendo obrigatória em Banabuiú A medida publicada no fim de abril, visando evitar que pessoas estevissem circulando sem nenhuma proteção e facilitando a disseminação do coronavírus no Município
#Combate ao Coronavírus 12/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú instala 10 totens de álcool em gel em pontos estratégicos da cidade Essa não é a primeira iniciativa elencada pela gestão do Município com o intuito de prevenir a população do coronavírus
#Combate ao Coronavírus 12/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Estabelecimentos vão continuar sendo fiscalizados mesmo após reabertos Medidas elencadas pelos decretos em vigor até o momento para o regular funcionamento das unidades comerciais e lojistas, serão acompanhadas pela Secretaria de Saúde
#Combate ao Coronavírus 12/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Veja o que você não pode fazer quando for ao comércio no Centro Governo Municipal tem buscado conscientizar a população sobre as situações que elas devem evitar quando necessitarem utilizar os serviços no Centro da cidade
#Combate ao Coronavírus 01/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Reabertura do comércio em Banabuiú começa na quinta (4); dez segmentos voltarão a funcionar A reabertura do comércio em Banabuiú vai seguir as regras estabelecidas pelo Governo do Estado e deve acontecer em quatro fases mais a fase de transição
#Combate ao Coronavírus 01/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Novo decreto prorroga ações de combate ao coronavírus e institui novas medidas em Banabuiú

O Governo Municipal de Banabuiú decidiu prorrogar as medidas de prevenção ao coronavírus, no âmbito da administração pública, direta ou indireta. A decisão foi tomada por meio do mais novo Decreto, nº 24/2020, assinado no último domingo (31), pelo prefeito Edinho Nobre. O documento revalida antigas orientações já estabelecidas e fornece novas orientações no tocante ao plano de retomada do comércio.

A principal medida adotada é a que autoriza o retorno gradual das atividades econômicas no município apenas a partir de quinta-feira (4). Nos dias de segunda (1º), terça (2) e quarta-feira (3), equipes da Secretaria de Saúde estarão visitando os comerciantes que poderão abrir neste primeiro momento, fornecendo uma série de orientações que eles deverão seguir para que se mantenham funcionando sob segurança.

As agências bancárias da cidade também ficam co-responsabilizadas pela adoção de boas práticas que possam contribuir com o trabalho de combate à disseminação do novo coronavírus.

Caso essas recomendações não sejam rigorosamente seguidas e os números de casos por coronavírus volte a subir em função de um cenário de desobediência às recomendações, o plano de retomada poderá ser interrompido.

As demais medidas de segurança já elencadas pelos decretos anteriores permanecem inalteradas, como o funcionamento do comércio somente de segunda a sábado, obedecendo o horário limite de 18h e fechamento aos domingos, uso obrigatório de máscaras e a continuidade das ações nas barreiras sanitárias.

#Combate ao Coronavírus 01/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Comércios de Banabuiú só permanecerão abertos se adotarem medidas de segurança Os estabelecimentos serão rigorosamente fiscalizados pela Vigilância Sanitária e a continuidade do plano da retomada econômica dependerá da obediência a essas medidas
#Combate ao Coronavírus 01/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Barreiras sanitárias em Banabuiú continuarão a ser realizadas por tempo indeterminado A medida foi prorrogada como sendo parte das demais ações de segurança do novo decreto municipal 24/2020, publicado na noite da último domingo pelo prefeito Edinho Nobre
#Combate ao Coronavírus 01/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Agências bancárias devem adotar novas medidas de segurança Lotericas, correspondentes bancários e demais unidades de atendimento que ofertem serviços bancários, também estarão sujeitos à seguir obrigatoriamente as medidas adotadas.
#Combate ao Coronavírus 01/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Uso de máscara continua sendo medida obrigatória em Banabuiú Qualquer cidadão de Banabuiú que for flagrado sem máscara vai ser multado
#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú instala lavatórios no Centro para permitir que população fique mais protegida Os lavatórios foram instalados estrategicamente em frente a Praça da cidade e próximos a lotérica
#Educação 22/05/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educação distribui 14 toneladas de alimentos da merenda escolar para famílias de baixa renda Entrega ocorreu nas escolas obedecendo parâmetros de segurança do combate ao coronavírus, e foi regulamentada a partir do decreto n° 20, assinado pelo prefeito Edinho Nobre
#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital de Banabuiú cria ala especial de triagem para atender suspeitos de Covid-19 Os leitos possuem acesso restrito. São duas salas, cada uma preparada para receber apenas um paciente.
#Saúde 22/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Centro de Reabilitação realiza telefisioterapia durante a pandemia novo método de atendimento já é regulamentado pela resolução N° 516 de 20 de março de 2020, dando a permissão para atendimentos não presenciais nas modalidades de teleconsultas
#Combate ao Coronavírus 15/05/2020 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Mesmo com queda nos repasses, Banabuiú mantém ações de combate ao coronavírus Além das ações de enfrentamento ao coronavírus, a gestão segue mantendo a limpeza urbana, atendimento médico nos distritos, serviços na área da agricultura e pagamento em dias
#Combate ao Coronavírus 15/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Tire suas dúvidas: quando ir ou não ir ao hospital durante a pandemia? Como tem sintomas parecidos com o de uma gripe normal, o coronavírus tem feito as pessoas se perguntarem se estão com a doença e passaram a procurar hospitais com mais frequência
#Serviço 15/05/2020 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Governo Municipal mantém serviços online para o cidadão durante quarentena Cidadão pode ter acesso a documentos e serviços, como o contra cheque, nota fiscal eletrônica ou ainda consultar informações no cadastro único
#Combate ao Coronavírus 15/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Descarte correto de máscara evita contaminação e ajuda a preservar meio ambiente Por estar em contatocom o nariz e a boca, as máscaras podem conter diversos tipos de vírus. Entre eles, o causador da Covid-19
#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento psicológico online ajuda pessoas que enfrentam quarentena O atendimento é feito tanto por telefone como por vídeo conferência e tem duração, em média, de 50 minutos e qualquer pessoa pode solicitar o serviço
#Município 07/05/2020 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Para evitar aglomerações, Banco do Brasil de Banabuiú abre aos fins de semana e feriados A Secretaria de Planejamento formalizou o pedido para que a agência permanecesse aberta aos fins de semana
#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilância Sanitária visita distritos e comunidades em combate ao coronavírus Já foram visitados os distritos de Pedras Branca, Laranjeiras e Barra do Sitiá. Foram espalhadas cópias do decreto municipal e fixação de cartazes nos comércios
#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Governo do Estado prorroga decreto e torna obrigatório uso de máscaras em todo Ceará As novas medidas foram anunciadas pelo governador em suas redes sociais, ao lado do prefeito Roberto Cláudio
#Educação 07/05/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú não decreta férias e continua com aulas remotas em maio O prefeito do Município, Edinho Nobre, resolveu garantir o pagamento integral ao quadro de pessoal ligado a Educação no mês de maio
#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Banabuiú compra 5 mil máscaras para distribuir entre população de risco A distribuição ocorre via agente de saúde, durante as visitas. Eles possuem os dados das pessoas do grupo de risco de cada rua e bairro
#Saúde 07/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em novo decreto, Banabuiú restringe funcionamento do comércio até às 18h e fechamento aos domingos Essa é a principal medida imposta pelo novo decreto nº 22/2020, publicado na última quarta-feira (6) com validade de até 15 dias, podendo ser prorrogado
#Saúde 28/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Novo decreto prevê multa de até R$ 100 para quem for flagrado sem máscara em Banabuiú Medida vem para reforçar combate à disseminação do coronavírus, uma vez que muitas pessoas ainda ignoram as recomendações para barrar o Covid-19
#Saúde 22/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Registro de mais um caso de coronavírus em Banabuiú é falha no sistema do IntegraSUS

A Secretaria de Saúde de Banabuiú informou que está equivocada a informação de dois casos que constam no sistema IntegraSUS de pessoas confirmadas com Covid-19 na cidade. Há apenas um único caso confirmado. A principal hipótese é que o dado tenha sido duplicado pelo sistema, gerando o erro.

A falha foi percebida no fim da tarde da última terça-feira (21). Oficialmente, o Município apresentava, até a tarde de terça, 14 casos notificados, sendo dez descartados, três suspeitos e um único caso confirmado. Este caso foi informado à população na tarde do último domingo (19).

Sobre a falha, a Secretaria de Saúde de Banabuiú lançou a seguinte nota:

"A Secretaria de Saúde de Banabuiú informa que desconhece a existência de outro caso confirmado de Covid-19 na cidade. Acreditamos que a informação seja uma falah no sistema da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Nossas equipes monitoram dados e informações de sistemas diariamente e acompanham a rotina de atendimentos nas unidades de saúde, e não constataram nenhum novo paciente confirmado. A hioótese é que a informação tenha sido duplicada ao ser atualizada na tarde desta terça-feira (21) pela Sesa, tese que se reforça haja vista a idade da nova vítima informada ser justamente a do caso confirmado no último domingo (19)."

O prefeito do município, Edinho Nobre, também esclareceu que a informação era um erro do sistema e disse que a equipe de profissionais da cidade, mesmo estando trabalhando diuturnamente, não constatou nenhum novo caso. Sobre a confirmação já existente, Edinho detalhou que o paciente estaria praticamente curado. "Temos acompanhando a evolução clínica do paciente confirmado no último domingo (19) e nossos profissionais já defendem que ele esteja praticamente curado. Seguiremos com o compromisso de ser transparentes com nossa população sempre".

A Sesa não emitiu nenhuma nota sobre a provável falha, mas profissionais de outras cidades da região Central também relataram situação semelhante à que ocorreu em Banabuiú: mesmo sem apresentar novas confirmações, algumas cidades foram surpreendidas com informações desencontradas no IntegraSUS.

#Saúde 22/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Medidas contra coronavírus em Banabuiú são prorrogadas até 5 de maio

Todas as medidas tomadas pelo município de Banabuiú para evitar a proliferação do Covid-19, tiveram seu prazo de validade prorrogado por força de um novo decreto assinado pelo prefeito Edinho Nobre. Agora, as recomendações terão validade até o dia 5 de maio de 2020 e até lá continuarão a ser fiscalizadas e executadas.

O atual decreto de número 015/2020, foi publicado no último dia 20 de abril. A data limite para a validade das medidas pode ser prorrogada através de uma nova decisão. De maneira geral, as decisões contidas no novo documento revalidam as que já tinham sido publicadas no decreto 008/2020, no início da pandemia.

A principal é a continuidade no trabalho realizado pelas barreiras sanitárias. Através dela, profissionais da vigilância sanitária e da guarda municipal fazem o controle do tráfego de veículos nas duas entradas da cidade, como forma de conter a circulação ou a entrada de pessoas que venham de outros municípios que já tenham casos de Covid-19 confirmados.

De acordo com o artigo 1º e 2º do Decreto 008/2020, a medida determina "a redução da circulação nos acessos do município de Banabuiú com cidades vizinhos e demais localidades". Conforme o artigo, pessoas que desejarem entrar na cidade serão abordadas, "onde será verificado o estado de saúde, prestada a devida orientação e prevenção aos ocupantes dos veículos".

Também está mantida a restrição de circulação de veículos dentro da zona urbana de Banabuiú e que tenham registro de outras cidades, exceto nos casos de pessoas que comprovem residência eleitoral, tenham residência própria ou alugada há no mínimo 90 dias ou que seja profissional das áreas de segurança, saúde, assistência social ou prestador de serviço. Veículos para abastecimento de alimentação, água, gasolina, gás e serviços de energia elétrica, internet e telefonia, também terão o acesso livre, mas os condutores e auxiliares deverão estar devidamente protegidos com máscaras e álcool em gel.

O novo decreto continua a coresponsabilizar os comércios que são autorizados a permanecerem abertos. "Fica determinado aos comércios locais que distribuam para seus funcionários Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e gel 70%, que seja informado aos clientes, através de aviso, cartazes e demais materiais de divulgação a distância mínima de 1,5 m". As agências e estabelecimentos de correspondência bancária ficam também coresponsabilizadas, no sentido de promover uma organização no fluxo de usuários, de maneira que evite aglomerações.

As medidas adotadas também visam diminuir a circulação de veículos de transporte rural. Estes carros diariamente trazem um grande aglomerado de pessoas de comunidades ou distritos da zona rural para o Centro da cidade. Com o decreto, os motoristas destes transportes devem reduzir em 50% "o número de passageiros por cada viagem, ficando em cada horário permitido o limite máximo de dez pessoas, inclusive, mantendo-as na distância recoemndada", diz o texto.

#Saúde 16/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Entenda porque geograficamente Banabuiú está em perigo em relação ao coronavírus Município fica vizinho a várias cidades da região Central e jaguaribana que já registraram casos confirmados e até mortes
#Saúde 16/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Expaços externos de locais públicos com grande fluxo recebem dedetização Medida visa eliminar a possivel disseminação do coronavírus
#Saúde 16/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Barreira sanitária em Banabuiú é criada para evitar entrada de pessoas de outras cidades Trabalho é feito de maneira educativa com o apoio da Polícia Civil e Militar e com equipes da Secretaria de Saúde
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Festas e eventos com mais de 100 pessoas devem ser suspensos; entenda porquê Emissão de alvarás para autorizar legalmente realização de eventos, está suspenso por 60 dias
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Camilo Santana anuncia novas medidas contra o coronavírus no CE Ampliação de 600 novas UTIs e aquisição de 10 mil kits de testes rápidos estão entre as medidas
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Médicos farão atendimento em regime extra para desafogar hospital de Banabuiú Medida faz parte de uma estratégia da Secretaria de Saúde para dinamizar atendimentos
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Aulas da rede pública municipal estão suspensas como prevenção ao coronavírus Medida foi baixada através de um decreto municipal e terá validade até dia 25 de março
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Coronavírus: saiba que iniciativas adotar no dia a dia para se prevenir Medidas simples incluem não compartilhar objetos de uso pessoal até evitar aglomerações
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em transmissão ao vivo, médicos falam sobre situação do coronavírus em Banabuiú Profissionais esclareceram que ainda não há razão para pânico e que hospital está preparado para atender casos
#Melhoria 12/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento médico no Posto da Sede acontece em horário diferenciado Atendimentos ocorrem fora do horário comercial para abranger inclusive pacientes que trabalhem pela manhã e tarde
#Saúde 12/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Coronavírus: saiba as últimas informaçõs, como se prevenir e o que fazer Nossa equipe reuniu informações de órgãos institucionais, fontes do Governo e jornais. Veja o que se sabe até agora.
www.banabuiu.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 05:00:13