O velocross, uma das modalidades de motociclismo que mais tem crescido no País e que ganha cada vez mais adeptos no Ceará, estará pela primeira vez na programação da 38ª Semana do Município de Banabuiú. A modalidade passa a integrar o quadro competições do evento esportivo, considerado um dos maiores do Sertão Central.
A prova, que acontece dentro da programação da Semana do Município, integra a Copa Cearense de Velocross em 2026. Será a rodada de estreia do campeonato realizado pela primeira vez em solo banabuiense, marcando o início da temporada de motovelocidade no Ceará.
A disputa acontece no domingo (18) na localidade de Valença II. A pista que já existe no local passou por ações de infraestrutura e adequação para torná-la apto a receber a competição. A programação está prevista para começar a partir das 10h, e se estende até o final da tarde, em rodadas com Iniciantes Nac, Nac 200cc e 230cc, Trilheiros, Força Livre e Força Livre Nac, Intermediário, Motos Nacionais e Importadas e Filhos da terra.
Competido em estradas de terra batida com curvas sinuosas, o motociclismo off road, como o Velocross, tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o país. Ao contrário do motocross, no velocross não há obstáculos ou saltos. Isso torna as competições ainda mais focadas em velocidade e em habilidade de condução.
A competição é regulada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e promete atrair um grande público em sua estreia, como um dos atrativos que compõem a Semana do Município. O evento será oficialmente aberto nesta sexta-feira (16) e segue por dez dias de programação esportiva em 34 diferentes modalidades com quase 700 atletas inscritos. A realização é da Secretaria de Esportes e Juventude de Banabuiú (Sejul).




