Ouvir a população dando chance de quem vive o dia a dia da cidade, a dizer o que pensa e o que sente sobre o lugar onde mora. Esse é um dos objetivos do PPA (Plano Plurianual) participativo, um documento construído de forma coletiva que define as metas e objetivos da governança municipal para os próximos quatro anos.
A iniciativa, prevista em lei, faz parte um planejamento estratégico que serve como fonte de consulta, para orientar o governo municipal quanto a aplicação do dinheiro público em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Uma série de reuniões serão realizadas por distritos e comunidades, levando a equipe de planejamento e gestão pública até onde a população está. O primeiro encontro que abriu a agenda do PPA aconteceu na tarde da última segunda-feira (25) na Câmara Municipal.
“É um momento especial em que nos reunimos para planejar juntos as prioridades e os investimentos do nosso município para os próximos quatro anos, e é ouvindo cada cidadão que vamos construir a cidade que queremos”, disse o prefeito Marcílio Coelho, sobre o PPA.
Nesta terça-feira (26) a equipe visita o distrito de Barra do Sitiá. Na quarta (27) o encontro do PPA acontece em Rinaré, na escola do distrito, a partir das oito da manhã. Na quinta (28), a reunião acontece em Pedras Branca, e na sexta (29), o último encontro está marcado para o distrito de Laranjeiras.
Após sua formulação, o PPA deve ser enviado à Câmara Municipal para que os vereadores possam analisar, aprovar, vetar e adicionar emendas. Pela lei, o documento deve ser votado até o mês de dezembro do mesmo ano, para que possa vigorar a partir de 1 de janeiro do ano seguinte. Depois que o plano for aprovado, ele volta para o poder executivo para sanção do prefeito em exercício e por fim, é publicado no Diário Oficial como lei.