Uma das mais emblemáticas expressões da identidade cultural, da fé e da tradição do povo sertanejo, a cavalgada será destaque na 38ª edição da Semana do Município de Banabuiú. É a primeira vez que o evento esportivo abre espaço em sua programação para a tradição dos vaqueiros.
A cavalgada acontece no sábado, dia 24 de janeiro. A concentração acontece na Fazenda Ideal, na Serra, de onde o cortejo com os vaqueiros sai a partir das 16h passando pelas principais ruas do Centro da cidade, em direção a praça da Igreja Matriz, onde acontece a bênção dos vaqueiros.
Cerca de 150 pessoas devem participar do ato, mas a expectativa é de que um número maior se faça presente no dia. O ato é organizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, que recebeu a solicitação dos vaqueiros ainda no ano passado para que a classe tivesse um momento de representação durante a Semana do Município. O pedido foi atendido.
O vaqueiro faz parte da história e do simbolismo do município de Banabuiú. Por ser de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes, a criação do gado esteve fortemente atrelada como renda familiar e braço forte da economia rural desde o início da história do município. As cavalgadas são parte de uma tradição realizada em diversos municípios da região como Quixadá e Pedra Branca, e uma das mais fortes representações do sertanejo e do nordestino.
A Semana do Município terá sua programação aberta nesta sexta-feira (16), com ato solene no Ginásio João Claudino. Será a primeira edição do evento esportivo, consagrado como um dos maiores do Sertão Central, que contará com dez dias de programação. O esporte terá 34 modalidades e cerca de 700 atletas estão inscritos.




