Trabalho da Agricultura no enfrentamento da seca volta a ser destaque na mídia

Com o título “A Agricultura que Dá Certo”, o site “Diário de Quixadá”, voltou a mostrar os exemplos de sucesso na Secretaria de Agricultura do município de Banabuiú. O site é um dos mais lidos e campeão de acesso entre os sites do Sertão Central, e destacou a cultura da Palma Forrageira, a limpeza e recuperação de barragens e a escavação de poços profundos e a retomada de obras em dessalinizadores.

De acordo com a publicação, a palma foi a responsável por aliviar os danos e prejuízos de produtores da região no período de seca, que já se estendia ao sexto ano consecultivo. “Somente nos últimos 18 meses, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, intermediou a aquisição de 100 mil raquetes de palma. ‘Esse trabalho é muito importante, porque garante que o homem do campo tenha uma perca menor do seu rebanho. Nós temos buscado junto ao Governo do Estado projetos para também garantir uma vida melhor pra essa comunidade’,”mostrou o site.

O Diário de Quixadá lembrou que embora tenha chovido em 2018 um pouco acima do que os agricultores de fato esperavam, a chuva não foi o suficiente para dar conta de todas as tarefas no campo, como a aliementação com o gado e a forragem. Mas mostrou que, em alguins casos, pequenos açudes encheram tanto que foi necessário uma intervenção com máquinas da prefeitura.

” Nós pensamos este trabalho antes mesmo da chegada do inverno. Quem tinha o açude seco teve o terreno limpo, para poder ter uma água de melhor qualidade acumulada. E quando o inverno começou, quando as barragens enchiam demais, as nossas máquinas iam lá trabalhar para reforçar a estrutura’, explicou Edinho Nobre. De acordo com ele, cerca de 30 barragens foram assistidas com o trabalho da prefeitura”.

“Mas em cidades onde a seca predomina e a chuva insiste em cair ‘de vez em nunca’, ninguém pode se confiar sempre num bom inverno. Por isso que desde 2017 o Município trabalha para reativar adutoras e dessalinizadores que estavam parados. Em algumas localidades, embora fossem de extrema necessidade, as obras estavam estagnadas. Cinco dessalinizadores já estão funcionando, em Jurema Nova, Jurema de Baixo, Laranjeiras, Jiqui e Quiniporó. Juntos, os equipamentos vão beneficiar cerca de 640 famílias”. continuou o site.

Notícias recentes

Merenda escolar que restou nas escolas é distribuída a famílias vulneráveis

Os poucos quilos de alimentos que sobraram nos depósitos das escolas de Banabuiú estão sendo distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foi tomada pela secretária de educação, Imaculada Conceição Silveira, em consonância com o prefeito Edinho Nobre para evitar que os alimentos ficassem estragados.   A iniciativa é amparada pela lei 13.987

Atendimento psicológico online ajuda pessoas que enfrentam quarentena

A pandemia do coronavírus tem exposto todo o mundo a uma situação inimaginável, algo que nunca antes pensamos viver um dia. Sem remédio e sem vacina ainda para a cura instantânea, a forma mais eficaz para o combate do Covid-19 tem sido o isolamento social, uma medida que apesar de extremamente necessária, tem trazido graves

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support