Biblioteca Municipal de Banabuiú é reinaugurada após 25 anos sem reformas

Na manhã desta quinta-feira, 02, foi reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal de Banabuiú Aureni Santiago Lopes Nobre. O equipamento foi totalmente repaginado e reequipado com investimentos do próprio município, orçados em mais de R$ 210.000,00. A nova unidade conta com acervo em mais de 6.500 exemplares de livros, espaço climatizado, área de convivência, sala de informática, videoteca, sala de estar, espaço lúdico infantil e espaços para estudos individuais e coletivos.

 

As bibliotecas públicas são extremamente relevantes para a formação educacional e cultural de um município, especialmente nos municípios pequenos como no caso de Banabuiú, onde a cultura é parte do processo de formação de nossa gente. As bibliotecas são parte integrantes da cultura, memória e identidade de uma sociedade desde sua origem na antiguidade clássica. Em Banabuiú, a Biblioteca Pública foi estabelecida a partir do projeto de lei nº 20 datado de 15 de abril de 1989.

 

Quando criada, a biblioteca iniciou com um acervo mínimo de cerca de 500 livros, e, desde então, através de compras e doações de livros, seu acervo vem crescendo e se atualizando a cada dia, contando hoje com uma média de 6.500 exemplares, dentre livros, revistas e periódicos. Atualmente a coordenação do equipamento detém de alguns projetos de estímulo a leitura, dentre eles o “Conte de lá que eu conto de cá”, que trabalha a contação de histórias infantis, projeto Clube da leitura, Concursos de redação e de cordel, e o ciclo de palestras.

 

A Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio é a responsável pela administração, funcionamento e manutenção do equipamento. Durante fala, o secretário Pedro Henrique destacou, “Entregamos neste dia festivo mais um equipamento público para toda população. São mais de vinte e cinco anos de reforma, sem atenção e sem as devidas condições de trabalho para nossos servidores e de uso para nosso povo. Quero aqui agradecer a gestão municipal que prontamente atendeu nossos requerimentos e hoje realiza mais um grande feito aos nossos amigos munícipes. Quero dizer que a biblioteca é de todos e para todos, sintam-se em casa e façam deste espaço, sua segunda casa. ”

 

Presente também na cerimônia de reinauguração, o vice-prefeito, Dr. Arimateia destacou a importância dos livros e do hábito da leitura “O que seríamos de nós sem os livros? A leitura estimula o conhecimento, que estimula a ciência e que transforma toda uma sociedade. Os livros não possuem informações inverídicas, eles são construídos com base sólida, na verdade e é por isso que hoje estamos aqui, para dizer a população que a leitura salva e que nós acreditamos nesse poder transformador. ”

 

Emocionado e ao lado das crianças das escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Edinho Nobre destacou a importância da biblioteca na formação cidadã e no acolhimento das reivindicações políticas e da comunidade “Além de proporcionar conhecimento, a biblioteca é um instrumento de cultura, de acesso a informação e de inclusão e com tantas evidências da importância deste espaço, nossa gestão não poderia deixar passar por despercebido. Acolhemos as reivindicações do nosso secretariado, do legislativo e principalmente do povo e entregamos hoje uma biblioteca repaginada e pronta para ser usada por todos os banabuienses. Vale ressaltar que toda obra interna e externa, assim como a aquisição de mobília, eletrônicos e demais itens foram investimentos do próprio município”.

 

Este é mais um equipamento entregue aos banabuienses, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Edinho Nobre em oferecer melhores condições a população e construir uma cidade próspera, moderna e em constante crescimento.

Notícias recentes

38ª Semana do Município de Banabuiú começa nesta sexta-feira (16) com quase 700 atletas inscritos em 34 modalidades

O município de Banabuiú promete mais uma vez dar um show com a 38ª edição da Semana do Município. O evento já tradicional é considerado um dos principais eventos esportivos da região do Sertão Central, movimentando a cidade, fortalecendo a economia e impulsionando o esporte. As competições acontecem com 34 diferentes modalidades, entre coletivas e

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support