Coletivo Cotinha de Teatro, uma história de resistência e lutas em favor da arte

A arte do teatro é a principal atração cultural do município de Banabuiú. O Coletivo Cotinha de Teatro criado no ano 2000, comemorou no ano passado 20 anos de ações ininterruptas com as artes cênicas. Conhecido em toda região, o coletivo construiu seu nome no teatro cearense e ultrapassou as adversidades do que é construir arte no sertão central cearense. O grupo resiste ao tempo e as dificuldades. Foi o Cotinha quem firmou o teatro em Banabuiú.

Impor o respeito por um tipo de manifestação cultural até então nunca vista, foi difícil. Mas hoje, para o teatrólogo, a missão é conduzida com mais leveza. “Já foi muito mais difícil. Hoje a gente tem um respeito danado e não encontramos nenhuma outra plateia como a que a gente encontra aqui”, diz. O coletivo vem se aperfeiçoado ao longo do tempo. Já realizou treze espetáculos, sendo nove escritos por Simão Cavalcante. O diretor já participou de cursos e oficinas que ajudaram a construir e fortalecer o trabalho da equipe.

Para além do amadurecimento que o tempo e as novidades trazem, o grupo está, também, mais bem equipado. Possui um ateliê próprio, com dezenas de figurinos, artigos e peças de cenário. Hoje, eles rodam todo o Estado com as peças que encenam, desbravando o Sertão com a missão de levar a arte. No ano em que comemorou os 20 anos de trajetória o grupo iniciou seu sinhô mais ousado – a construção do teatro físico, o primeiro do teatro do município de Banabuiú e também o primeiro teatro a ser construído por um grupo de teatro do Estado do Ceará.

O equipamento levará o nome da mãe do diretor, Maria Clotilde Cavalcante e será chamado, artisticamente, de Teatro Clô Cavalcante, a primeira figurinista do coletivo. As obras de construção encontram-se em pleno vapor e conta com o apoio do Governo Municipal de Banabuiú, comércio local e sociedade civil, os amigos da arte.

Notícias recentes

38ª Semana do Município de Banabuiú começa nesta sexta-feira (16) com quase 700 atletas inscritos em 34 modalidades

O município de Banabuiú promete mais uma vez dar um show com a 38ª edição da Semana do Município. O evento já tradicional é considerado um dos principais eventos esportivos da região do Sertão Central, movimentando a cidade, fortalecendo a economia e impulsionando o esporte. As competições acontecem com 34 diferentes modalidades, entre coletivas e

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support