Em busca do selo de qualidade, Banabuiú recebe vistoria do DETRAN para avaliação dos ônibus escolares

No último sábado (6), o departamento de transporte da Secretaria Municipal de Educação de Banabuiú recebeu os ficais do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/CE, para vistoria da frota de ônibus escolares do município, atendidos pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE. A vistoria faz parte das ações de fiscalização do DETRAN aos transportes escolares municipais, que inspecionam pontos exigidos na avaliação anual do órgão, averiguando as condições de uso e o pleno funcionamento destes transportes.

A vistoria passa de itens básicos como cintos, kits de proteção, luzes, acentos, pneus, até a checagem da documentação dos ônibus e formação obrigatória dos condutores, no curso especializado para condutores de transporte escolar, registrado na habilitação. Os municípios que atingem a pontuação exigida durante a vistoria, recebem o selo de qualidade DETRAN. A presença do selo indica que o transporte escolar cumpre todas as exigências legais para exercer a atividade, tanto no que diz respeito ao veículo quanto ao condutor.

Os transportes inspecionados atendem as demandas da sede do município e também da zona rural, como as comunidades e distritos da Barra do Sitiá, Ferrolândia, Jurema, Lagoa da Serra e Pedras Brancas. Vale ressaltar que, em 2018, Banabuiú substituiu parte da sua frota de transporte, ainda feita em pau de arara, por ônibus. A disponibilização de veículos escolares além de facilitar a condução de crianças e jovens das áreas urbanas e rurais, estimula a frequência na escola e, consequentemente, atinge os resultados no aprendizado e nos índices da educação básica.

Notícias recentes

38ª Semana do Município de Banabuiú começa nesta sexta-feira (16) com quase 700 atletas inscritos em 34 modalidades

O município de Banabuiú promete mais uma vez dar um show com a 38ª edição da Semana do Município. O evento já tradicional é considerado um dos principais eventos esportivos da região do Sertão Central, movimentando a cidade, fortalecendo a economia e impulsionando o esporte. As competições acontecem com 34 diferentes modalidades, entre coletivas e

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support