Banabuiú discute em seminário formas de combate ao calazar

Autoridades em vigilância sanitária da Secretaria de Saúde do Estado , da região Centro e do município, se reuníram essa semana, em Banabuiú, para discutir as diferentes formas e os desafios no combate ao calazar. O seminário foi realizado para técnicos do Município que atuam na Secretaria de Saúde.

Foi a primeira edição do seminário, que considerou os múltiplos cenários ocasionantes da doença e as formas de trabalho mais eficazes. A secretária de saúde de Banabuiú, Rianna Nobre, conduziu o trabalho. De modo geral, os profissionais que atuam na secretaria de saúde ligados ao setor de endemias e vigilância sanitária, receberam orientações por meio de palestras.

Estiveram presentes Ana Paula Gomes, médica veterinária, área de coordenação da secretaria de saúde do Estado; Kellen Cavalcante, médica veterinária, assessora técnica da Covig; Igor Daniel Martins, assessor técnico de endemias da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e Wellington Cavalcante, coordenador da 8ª Região de Saúde.

O agente de endemias do Município, Wagner Oliveira, apresentou números de Banabuiú e o modelo de trabalho exercido em Banabuiú no enfrentamento ao calazar e foi bastante aplaudido. Os resultados foram responsáveis por conferir a Wagner uma oportunidade de expor o trabalho em um encontro em Brasília, que reuniu diversos profissionais de saúde.

Saiba mais sobre a doença

Levando o nome técnico de Leishmaniose Visceral, o calazar é uma doença grave que, se não for tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos humanos. As principais vítimas são crianças mas a doença é conhecida principalmente por acometer os cães. Mesmo sendo grave, a doença possui tratamento gratuito oferecido pelo SUS. Já nos cães os tratamentos até hoje não possuem eficácia científica comprovada.

Notícias recentes

38ª Semana do Município de Banabuiú começa nesta sexta-feira (16) com quase 700 atletas inscritos em 34 modalidades

O município de Banabuiú promete mais uma vez dar um show com a 38ª edição da Semana do Município. O evento já tradicional é considerado um dos principais eventos esportivos da região do Sertão Central, movimentando a cidade, fortalecendo a economia e impulsionando o esporte. As competições acontecem com 34 diferentes modalidades, entre coletivas e

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support