Banabuiú tem 4ª melhor nota do Ceará em Transparência avaliada pelo TCE

O município de Banabuiú aparece em sexto lugar, entre todos os 184 municípios do Estado, na avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que mede o Índice de Transparência Municipal (ITM). A cidade teve nota 9.5 numa escala que vai de zero a 10. Se avaliado entre os municípios do Sertão Central, Banabuiú é o que aparece em primeiro, com a melhor pontuação entre todos os 19 demais municípios, empatado com Mombaça.

O levantamento foi divulgado essa semana pelo TCE, que é feito a partir de um monitoramento dos portais de transparência do Município. Os dados são em relação ao exercício do ano de 2018. Em tese, a cidade aparece em sexto lugar porque teve a mesma pontuação que outros 15 municípios, que estão divididos por ordem alfabética. Portanto, se considerado a nota, Banabuiú está em quarto lugar no ranking estadual.

No comparativo com as cidades da região Central, Banabuiú aparece em vantagem em relação a gigantes da região, como Quixadá, que fica em quarto lugar, empatado com Choró, além de Quixeramobim e Canindé, um cenário curioso já que mesmo pequena em termos populacional e com um contigente financeiro menor, a cidade tem mais transparência com seus recursos do que as maiores da região, e mesmo com as maiores do Ceará, visto que deixa para trás na avaliação do TCE, grandes cidades do Estado, como Larvras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, e Guaraciaba.

O gestor do município, Edinho Nobre, comemora o índice. Ele lembra que no último índice da gestão anterior à sua, a cidade aparecia em 112º lugar no ranking estadual do TCE, e que trabalhou para aumentar a pontuação. “Peguei a cidade com péssimos índices. Aumentamos para 7.5 em nosso primeiro ano de gestão e saltamos para 9.5 em 2018. É uma prova incontestável, que trabalhamos com clareza, com transparência e com responsabilidade. Não sou eu quem estou afirmando isso: é o TCE quem está avaliado. Prova de que temos uma gestão que respeita essa cidade e a coisa pública”, afirmou o prefeito.

Como é a avaliação?

Anualmente o Tribunal de Contas estabelece o Índice de Transparência Municipal a partir de uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A nota de cada portal foi obtida pela soma dos requisitos para cumprimento da transparência pública, que estão organizados em: Endereço Eletrônico, Transparência da Gestão Fiscal (instrumentos, despesas e receitas) e Acesso às demais Informações.

O requisito endereço eletrônico diz respeito à obrigação de o site seguir o domínio padrão “municipio.ce.gov.br” e que o link para acesso ao portal da transparência do município esteja em local de fácil acesso. A transparência da gestão fiscal é referente à publicação de documentos oficiais como, Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) e as prestações de contas, e ao detalhamento das despesas e das receitas públicas. Já o “acesso as demais informações” relaciona-se à presença de dados funcionais e de remuneração dos agentes e servidores públicos, à divulgação de procedimentos licitatórios e de convênios, aos mecanismos de acessibilidade, de ferramentas de busca etc.

Notícias recentes

👶 Semana do Bebê 2025 tem início em Banabuiú

O Governo Municipal de Banabuiú deu início, nesta segunda-feira (29), à Semana do Bebê 2025, um dos eventos mais importantes do calendário de políticas públicas voltadas para a primeira infância no município. A abertura oficial aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com a presença de autoridades municipais, profissionais das secretarias parceiras

Governo Municipal divulga nova lista de beneficiários do Vale Gás

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, informa à população que já está disponível a nova lista de beneficiários do Programa Vale Gás Social, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Proteção Social (SPS). A entrega dos tíquetes acontecerá nesta segunda-feira, dia 29

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support