Mesmo com queda nos repasses, Banabuiú mantém ações de combate ao coronavírus

A pandemia causada pelo coronavírus começa a surtir os primeiros efeitos na economia do setor público. Valores repassados aos municípios de todo o País pela União foram menores no mês de maio mas mesmo assim, algumas cidades têm se destacado por conseguir manter obras, projetos e iniciativas de enfrentamento ao Covid-19.

 

No Sertão Central, entre as cidades de destaque está Banabuiú. O Município segue realizando diariamente ações como barreiras sanitárias, fiscalização no Centro, adquirindo insumos e materiais que possam garantir proteção e segurança aos profissionais que estão na linha de frente, e tudo isso, mesmo tendo recebido valores bem menores do que o habitual.

 

De acordo com o prefeito da cidade, Edinho Nobre, a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Maio, chegou às contas públicas com uma redução de 30%. Em uma rede social, Edinho também afirmou que o repasse do ICMS caiu, chegando a ter uma redução também na casa dos 30%. “Por consequência, os repasses para Educação e Saúde sofreram uma grande queda”, disse.

 

“Trago essa situação para que os banabuienses saibam que não tem sido uma tarefa fácil, mas não deixaremos de manter os serviços essenciais e principalmente na saúde, para que nossa gente continue protegida através do reforço de nossas ações contra o coronavírus”, afirmou o gestor de Banabuiú.

 

Conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o primeiro repasse do FPM, destinado a atender as prefeituras brasileiras na última sexta-feira (8), teve uma redução de 34,23%, sem considerar os efeitos da inflação. Foram R$ 3,4 bilhões, sendo que no mesmo período do ano passado, ou seja, em maio de 2019, o valor repassado foi de R$ 6,5 bilhões.

 

Os valores menores destinados pela União, não é algo que acomete apenas a gestão pública banabuiense. A diferença da cidade tem sido a proeza de fazer mais em uma época onde o que se tem para gastar, seja consideravelmente menor do que os anos anteriores. Nesta semana, a prefeitura instalou disciplinadores e montou uma grande estrutura para abrigar as pessoas que antes formavam filas enormes para ter acesso à lotérica.

 

Além das ações de enfrentamento ao coronavírus, a gestão segue mantendo obras e serviços essenciais, como a manutenção da limpeza urbana, atendimento médico nos distritos, serviços na área da agricultura que auxiliam o sertanejo e o pagamento do quadro de funcionário em dias. “Estaremos agindo sempre com responsabilidade para que possamos ter um Município forte, equilibrado e de muito trabalho”, frisou Edinho Nobre.

Notícias recentes

👶 Semana do Bebê 2025 tem início em Banabuiú

O Governo Municipal de Banabuiú deu início, nesta segunda-feira (29), à Semana do Bebê 2025, um dos eventos mais importantes do calendário de políticas públicas voltadas para a primeira infância no município. A abertura oficial aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com a presença de autoridades municipais, profissionais das secretarias parceiras

Governo Municipal divulga nova lista de beneficiários do Vale Gás

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, informa à população que já está disponível a nova lista de beneficiários do Programa Vale Gás Social, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Proteção Social (SPS). A entrega dos tíquetes acontecerá nesta segunda-feira, dia 29

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support