A educação de Banabuiú é destaque no Ceará! Pela primeira vez uma escola da rede municipal está entre as 150 melhores unidades de ensino, entre todas as escolas do estado, no Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará).
O resultado contempla a escola Vanderlei da Silva Aguiar, do distrito de Barra do Sitiá. Os níveis de aprendizagem entre os alunos do 9° ano da unidade, em Língua Portuguesa e Matemática, foram destaque no Ceará. Graças ao resultado, além de serem reconhecidas com o prêmio Escola Nota 10 a Vanderlei da Silva Aguiar também vai ser premiada em dinheiro.
O Spaece é um sistema de avaliação externa que avalia o rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio do Ceará, analisando as habilidades e competências dos alunos de 2°, 5° e 9º ano do Ensino Fundamental.
Em anos anteriores, Banabuiú já tinha sido reconhecido pelos bons resultados com o título de Escola Nota 10, mas esta é a primeira vez que o proficiência das turmas de 9° ano de uma escola do município, se destaca como uma das maiores notas alcançadas pela avaliação, entre todas as escolas do Ceará.
“É a primeira vez que somos premiados no nono ano, representando muito em meio a esse cenário desafiador da educação, com múltiplas formas de educar e ensinar”, explica a secretária de educação de Banabuiú, Imaculada Silveira.
Para a gestora a premiação tem relevância e reconhece o esforço coletivo dos profissionais da educação. “A coisa mais importante é ter a possibilidade de transformar nossa geração através da educação. Então, quando conseguimos esse resultado, por meio de todos os professores e demais profissionais, é um reconhecimento a esse esforço, que se dá em meio a uma política de aprendizagem que precisa ser cada vez mais reforçada e pactuada entre a comunidade”, pontua Imaculada Silveira.
O município deve participar de uma solenidade, organizada pelo Governo do Ceará, para a entrega da premiação em dinheiro e do título de reconhecimento. O prefeito Marcílio Coelho reflete sobre a premiação ao município. “Vivemos um tempo onde educar tem sido um enorme desafio, mas o que a gente quer é garantir aos estudantes o acesso ao ensino, e um ensino que seja de qualidade, que traga resultados, e que possa suprir as demandas e os desafios que temos”.