Produtores devem declarar vacina contra a Febre Aftosa até 13 de dezembro

Vai até o dia 13 de dezembro o prazo para produtores declararem a vacina aplicada em bovinos e bubalinos, durante a segunda fase da campanha contra a Febre Aftosa no estado. A declaração é obrigatória e quem não fizer poderá estar sujeito a punições da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacinação garante a erradicação e a prevenção da doença no Brasil e, em termos comerciais, evita que a doença sirva de justificativa para o fechamento de mercados para a carne brasileira.

A segunda fase da campanha foi até o dia 30 de novembro, para bovinos e bubalidos de até 24 meses. Após o fim do prazo, os produtores que vacinaram o rebanho tem 15 dias para realizarem a declaração. O processo pode ser feito em qualquer escritório da Adagri ou da Ematerce do Estado, ou ainda procurar a Secretaria de Agricultura. Basta o produtor levar a nota fiscal da compra da vacina.

De acordo com a Adagri, o produtor ou vacinador, após a realização da vacinação, deve apresentar a Declaração de Vacinação e por ocasião do preenchimento da declaração, deverão ser colhidas informações como a quantidade de animais de outras espécies existentes naquela propriedade. Ainda comforme a Adagri, quem não proceder conforme o orientado, poderá estar sujeito a multas por não vacinação ou não declaração no prazo estabelecido por lei.

O que é a Febre Aftosa?

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa por meio do contato de objetos ou pessoas com a saliva, o líquido das aftas, o leite e as fezes de animais contaminados. Pode afetar bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres com casco fendido (duas unhas). Raramente é transmitida para humanos.

Animais infectados apresentam febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas. Caso esses sintomas sejam identificados é fundamental que o animal seja isolado e, de imediato, se contate o serviço veterinário oficial. Caso se confirme a doença, o animal terá de ser sacrificado.

(Com informações da Adagri, da Ematerce e da Agência Brasil)

Notícias recentes

38ª Semana do Município de Banabuiú começa nesta sexta-feira (16) com quase 700 atletas inscritos em 34 modalidades

O município de Banabuiú promete mais uma vez dar um show com a 38ª edição da Semana do Município. O evento já tradicional é considerado um dos principais eventos esportivos da região do Sertão Central, movimentando a cidade, fortalecendo a economia e impulsionando o esporte. As competições acontecem com 34 diferentes modalidades, entre coletivas e

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support