Secretaria de Agricultura vai cadastrar agricultures de 75 localidades para Hora de Arar 2021

A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Banabuiú deu início ao cadastramento de famílias para que possam ser atendidas pelo programa Hora de Arar. O programa é uma iniciativa do Governo Municipal de Banabuiú executada com recursos próprios, sem emendas e sem repasses parlamentaresm, e que em 2020, chegou ao sei quarto ano consecultivo.

 

Técnicos e funcionários da secretaria realizam visitas pela zona rural para fazer o cadastramento. Eles avaliam as condições de cada famílias, veirificam se elas possuem vínculo com ações da agricultura familiar e em seguida fazem o cadastro. O documento é o que garante que cada família tenha direito a até duas horas de aramento de terra.

 

Conforme a Secretaria de Agricultutura, um total de 75 localidades serão atendidas ao todo pelas equipes de técnicos. As visitas começaram na última segunda-feira (30) e seguem até a próxima terça-feira (8). Até esta sexta-feira (4) 53 comunidades terão sido visitadas pelo cronograma de trabalho da pasta. Outras 22 localidades ainda devem ser atendidas até a próxima semana. Os técnicos se instalam em pontos estratégicos durante três momentos do dia, onde recebem os moradores das localizades circuvizinhas.

 

De acordo com o secretário interino de agricultura, Glauco Fausto de Brito, a produção de cadastros está num ritmo acelerdo. O balanço final da quantidade de cadastramentos feitos e, por consequência, do total de famílias que serão beneficiadas, só deve ser divulgado na próxima quarta-feira (9), mas a estimatima de Glauco é que cerca de 1.000 documentos sejam processados para garantir o diteito de agricultures terem as terras aradas.

 

“No ano passado nós fizemos cerca de 1.600 cadastros, e foram atendidos praticamente todos. É um trabalho muito importante para o homem do campo, a equipe está muito empenhada, temos trabalhado até a chegada da noite para não deixar as famílias que necessitam da iniciativa, sem serem beneficiadas”, disse Glauco. O secretário ainda frisou que as visitas técnicas tem sido realizadas com organização e seguindo medidas de segurança contra o coronavírus.

 

O Hora de Arar não cobra nada dos agricultures, ou seja, o serviço é gratuito. Toda a demanda é custeada pelo Governo Municipal de Banabuiú. Em contrapartida, e de forma expontânea, os beneficiados são convidados a doar sementes para compor o banco de sementes da Secretaria e para que possa ser distribuida através de outras iniciativas, como o Hora de Plantar.

 

Edinho Nobre, prefeito do Município de Banabuiú, afirma que desde 2017 a iniciativa se converte como o programa de maior investimento de sua gestão. Anualmente, mais de R$ 300 mil são aplicados no Hora de Arar. “O sertanejo só tem vida de qualidade quando ele tem a mesa farta, quando ele tem batata, feijão, milho. E nós estamos ajudando nisso. Não é recurso do Estado, nem da União, é dinheiro da prefeitura destinado aos agricultores que precisam”, acrescentou Edinho Nobre.

Notícias recentes

Banabuiú fortalece a segurança alimentar com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

O SIM é o órgão responsável por fiscalizar, inspecionar e garantir a qualidade sanitária dos produtos de origem animal produzidos e comercializados no município, como frangos, leite e seus derivados. A iniciativa tem como principal objetivo proteger a saúde da população e valorizar os produtores locais, promovendo a regularização e a legalização da produção rural.

Banabuiú entrega veículo de apoio para a saúde no distrito de Rinaré

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de um novo veículo de apoio para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Rinaré. A aquisição tem como objetivo fortalecer os serviços de saúde, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento à população local. Com o novo veículo,

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support