NOTÍCIAS

27-MAR-2021

Coletivo Cotinha de Teatro, uma história de resistência e lutas em favor da arte

Há 21 anos o coletivo constrói seu nome no teatro cearense e resiste ao tempo e as dificuldades.

#Cultura POR WENDEL BRITO 27 DE MARÇO DE 2021

A arte do teatro é a principal atração cultural do município de Banabuiú. O Coletivo Cotinha de Teatro criado no ano 2000, comemorou no ano passado 20 anos de ações ininterruptas com as artes cênicas. Conhecido em toda região, o coletivo construiu seu nome no teatro cearense e ultrapassou as adversidades do que é construir arte no sertão central cearense. O grupo resiste ao tempo e as dificuldades. Foi o Cotinha quem firmou o teatro em Banabuiú.

Impor o respeito por um tipo de manifestação cultural até então nunca vista, foi difícil. Mas hoje, para o teatrólogo, a missão é conduzida com mais leveza. "Já foi muito mais difícil. Hoje a gente tem um respeito danado e não encontramos nenhuma outra plateia como a que a gente encontra aqui", diz. O coletivo vem se aperfeiçoado ao longo do tempo. Já realizou treze espetáculos, sendo nove escritos por Simão Cavalcante. O diretor já participou de cursos e oficinas que ajudaram a construir e fortalecer o trabalho da equipe.

Para além do amadurecimento que o tempo e as novidades trazem, o grupo está, também, mais bem equipado. Possui um ateliê próprio, com dezenas de figurinos, artigos e peças de cenário. Hoje, eles rodam todo o Estado com as peças que encenam, desbravando o Sertão com a missão de levar a arte. No ano em que comemorou os 20 anos de trajetória o grupo iniciou seu sinhô mais ousado - a construção do teatro físico, o primeiro do teatro do município de Banabuiú e também o primeiro teatro a ser construído por um grupo de teatro do Estado do Ceará.

O equipamento levará o nome da mãe do diretor, Maria Clotilde Cavalcante e será chamado, artisticamente, de Teatro Clô Cavalcante, a primeira figurinista do coletivo. As obras de construção encontram-se em pleno vapor e conta com o apoio do Governo Municipal de Banabuiú, comércio local e sociedade civil, os amigos da arte.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Emprego Há 2 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 2 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#ConselhoTutelar Há 9 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Administração Há 15 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Obra Há 24 dia(s)

Inauguração da Passagem Molhada do Sítio Buraco fortalece desenvolvimento em Banabuiú

A Prefeitura Municipal de Banabuiú inaugurou neste sábado (02), a Passagem Molhada do Sí [...]

#AssistênciaSocial Há 29 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú cancela Processo Seletivo 001/2024 da Secretaria de Assistência Social

O cancelamento do processo seletivo, que visava a contratação temporária de excepcional interesse público, foi considerado necessário em resposta à recomendação ministerial.

#Educação Há 32 dia(s)

Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa PAIC Integral

Para obter mais informações sobre os requisitos de participação e o processo de seleção, consulte o edital completo disponível no final desta página.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito