NOTÍCIAS

08-NOV-2019

Banabuiú discute em seminário formas de combate ao calazar

Os profissionais que atuam na secretaria de saúde ligados ao setor de endemias e vigilância sanitária, receberam orientações por meio de palestras

#Saúde POR JOSÉ AVELINO NETO 08 DE NOVEMBRO DE 2019
Autoridades em vigilância sanitária da Secretaria de Saúde do Estado , da região Centro e do município, se reuníram essa semana, em Banabuiú, para discutir as diferentes formas e os desafios no combate ao calazar. O seminário foi realizado para técnicos do Município que atuam na Secretaria de Saúde.

Foi a primeira edição do seminário, que considerou os múltiplos cenários ocasionantes da doença e as formas de trabalho mais eficazes. A secretária de saúde de Banabuiú, Rianna Nobre, conduziu o trabalho. De modo geral, os profissionais que atuam na secretaria de saúde ligados ao setor de endemias e vigilância sanitária, receberam orientações por meio de palestras.

Estiveram presentes Ana Paula Gomes, médica veterinária, área de coordenação da secretaria de saúde do Estado; Kellen Cavalcante, médica veterinária, assessora técnica da Covig; Igor Daniel Martins, assessor técnico de endemias da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e Wellington Cavalcante, coordenador da 8ª Região de Saúde.

O agente de endemias do Município, Wagner Oliveira, apresentou números de Banabuiú e o modelo de trabalho exercido em Banabuiú no enfrentamento ao calazar e foi bastante aplaudido. Os resultados foram responsáveis por conferir a Wagner uma oportunidade de expor o trabalho em um encontro em Brasília, que reuniu diversos profissionais de saúde.

Saiba mais sobre a doença

Levando o nome técnico de Leishmaniose Visceral, o calazar é uma doença grave que, se não for tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos humanos. As principais vítimas são crianças mas a doença é conhecida principalmente por acometer os cães. Mesmo sendo grave, a doença possui tratamento gratuito oferecido pelo SUS. Já nos cães os tratamentos até hoje não possuem eficácia científica comprovada.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 5 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 18 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 33 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 33 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 46 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito