NOTÍCIAS

11-NOV-2019

Ação histórica: Educação de Banabuiú acaba com uso do pau-de-arara para transporte de alunos

#Educação POR JOSÉ AVELINO NETO 11 DE NOVEMBRO DE 2019
Uma nova era se inicia na educação do Município de Banabuiú, com a chegada de uma iniciativa aguardada por anos: a gestão atual pôs fim ao transporte pau-de-arara como meio de transporte para estudantes que residem na zona rural. A partir de agora, os alunos serão levados de suas residências até as escolas das comunidades, por meio de ônibus e micro-ônibus.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, a frota completa de 26 veículos foi impactada com a decisão. Eles agora são transportes maiores, mais seguros, que acomodam os alunos em acentos mais confortáveis e de qualidade superior ao que existia antes. A mudança em toda a frota de veículos escolar marcará o ano de 2019 para o Município de Banabuiú como um desafio de décadas, finalmente vencido. Desde o surgimento do Município que o translado de alunos que moram em comunidades rurais, era feito de forma inapropriada. O pau-de-arara era o único meio utilizado.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, comunicou os banabuienses sobre a conquista e comemorou a ação usando suas redes sociais. "Há anos que o transporte escolar era feito de modo irregular, e foi somente em minha gestão que nos comprometemos em melhorar essa situação, uma ação vencedora que conseguimos graças ao nosso trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, na pessoa da Imaculada Silveira", garantiu o gestor.

A secretária de educação, Imaculada Conceição Silveira, também ressaltou a conquista. A gestora da pasta enfatizou que essa iniciativa representa uma grande batalha travada em prol de um investimento que assegura mais qualidade no serviço oferecido. "Hoje, 100% de nossa frota ela está começando a mudar, a transformar, e essa transformação é o fim do pau-de-arara, para que nossas crianças sejam incentivadas a vir cada vez mais para nossas unidades escolares, para que elas sejam motivadas a permanecer nas escolas. Esse é o primeiro passo porque, quando vamos ver toda a situação do transporte escolar, esse é o requisito mínimo, mas esse foi o requisito que o prefeito pontuou: vamos abolir o uso do pau-de-arara", pontuou Imaculada.

O investimento da gestão para mudar a frota de veículos teve início ainda em 2018. Compromisso assumido com a população, o município tratou de buscar atender as orientações dadas pelos órgãos fiscalizadores. O resultado veio este ano e não é só isso: além de cumprir as normas regulamentadoras, a gestão atual tem buscado parcerias para assegurar o rigor do cumprimento das normas. No último sábado (9) Imaculada Silveira reuniu os motoristas das 26 frotas e recebeu a equipe do Detran. A gestão firmou uma parceria para realizar uma ação de verificação dos veículos a fim de atestar a boa qualidade dos transportes.

"O primeiro passo foi dado e temos outros passos a dar: um deles é o nosso monitoramento com esses transportes, o outro é dar um curso ao motorista de especialização de condução dos alunos para transporte escolar através da empresa responsável. Também vamos fiscalizar junto com diretores o cumprimento disso muito presente e somos um município pequeno, eu acredito que tanto nós que fazemos gestão, como nossos colaboradores, todo mundo abraçou a ideia e está trabalhando em prol da autoridade máxima em educação, que é o aluno", comentou a secretária de educação.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 5 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 18 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 33 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 33 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 46 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito