NOTÍCIAS

10-JAN-2020

Água no Sertão se mostra importante com chegada das primeiras chuvas

Em algumas comunidades, as barragens reforçadas graças ao trabalho do Programa, já começaram a ficar cheias

#Abastecimento POR JOSÉ AVELINO NETO 10 DE JANEIRO DE 2020

Com a chegada das primeiras chuvas, o Programa Água no Sertão, já começa a dar seus primeiros resultados. Em algumas comunidades, as barragens construídas e/ou reforçadas graças ao trabalho do Programa, já começaram a ficar cheias. As imagens trazem alento para as regiões assistidas.

Através do Água no Sertão, as máquinas da prefeitura são levadas para comunidades cadastradas e realizam o trabalho técnico de reforço e limpeza de açudes. No caso dos que já existem, acontece o trabalho de ampliação. Já nas comunidades onde não existem açudes, as máquinas constróem o reservatório com o trabalho de escavação do terreno e reforço de barragem.

Em Jurema de Baixo, uma situação curiosa mostrou a enorme importância do Água no Sertão: mal ficaram prontos, os barreiros encheram na sua capacidade máxima, graças a uma chuva de 90 mm, de acordo com informações de moradores. Caso não tivesse sido realizado o trabalho naquela comunidade, a água da chuva seria desperdiçada.

"O Água no Sertão é realizado justamente no período de inverno por várias razões: uma delas é para que as estruturas construídas pelos moradores, sejam reforçadas e tenham força suficiente para garantir segurar a água que acumular da chuva. E a principal delas, é prever que, graças a essa iniciativa, a chuva que cair possa ser acumulada nesses barreiros, e essa água ser utilizada nas atividades desenvolvidas na região, como lavoura, criação animal e agricultura de modo geral", afirmou o prefeito Edinho Nobre.

O Programa

Lançado no fim de novembro de 2019, o Água no Sertão é desenvolvido com recursos próprios através da Secretaria de Agricultura. Um levantamento da pasta prevê que cerca de 100 reservatórios devam ser limpos, ampliados ou reforçados por meio do Programa.

Em 2018, o planejamento de recuperar e alargar açudes já tinha sido realizado, mas como não se caracterizava um programa, apenas 40 reservatório foram limpos, conforme dados da Secretaria. O número que se busca assistir com o Programa este ano deve ser quase 400% maior. Além de limpar áreas sujas e tomadas pelo mato, o Água no Sertão também garante um trabalho de reforço em barramentos.

Ano passado esse trabalho se mostrou necessário quando fortes chuvas encheram rapidamente açudes de algumas comunidades de Banabuiú, trazendo angústia e preocupação. Com o grande acúmulo de chuvas, houve o temor de que açudes arrombassem. Em alguns casos, a água "lavou por cima" da parede. Não fosse o reforço realizado, muitos açudes poderiam não ter suportado a força das águas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 5 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 18 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 26 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 33 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 33 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 46 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito