Campanha terá como alvo pessoas de 5 a 19 anos que ainda não foram vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto
Começou em todas as unidades básicas de saúde de Banabuiú, a campanha de vacinação 2020 contra o Sarampo. O período de vacinação começou na última segunda (10) a vai até 13 março. A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. O único jeito de se prevenir contra a doença é só se vacinando.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Banabuiú, a faixa etária da campanha nessa primeira etapa terá como objetivo resgatar pessoas de 5 a 19 anos de idade, que ainda não foram vacinadas ou que tenham o esquema de vacinação incompleto para o Sarampo.
O Dia D em Banabuiú acontece em duas fases: nesta sexta-feira (14), no Cras do bairro Brasília e no sábado (15), em unidades básicas de saúde que funcionam em locais estratégicos: as duas da sede (No Centro da cidade, em frente ao depósito do Zuzu e no Posto Maria Miguel, no Conjunto Esperança) e também na UBS de Barra do Sitiá. Mas nos outros dias, as demais unidades de saúde do Município, inclusive as que ficam espalhadas pela Sede, já estarão com as doses.
Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde.