O Município tem um dos melhores salários da região Central e mantém o pagamento em dias
Através da Secretaria de Saúde, o Governo Municipal de Banabuiú está realizando o recrutamento para a contratação de quatro novos médicos que desejam atuar na Estratégia de Saúde da Família (ESF). A contratação é imediata.
A Pasta enumera várias vantagens trabalhistas para os futuros médico, como excelente estrutura e logística para o transporte dos profissionais às comunidades e possibilidade de encaixar o horário de trabalho com plantões que possam surgir no Município. O Município tem um dos melhores salários da região Central do Estado e mantém um calendário rigoroso que mantém o pagamento em dias para todos os profissionais.
Os postos que estão momentaneamente sem médicos são os das comunidades de Barra do Sitiá, Lagoa do Meio, Laranjeiras (Sede III), além da Sede (Sede I). Os profissionais resolveram deixar os cargos para fazerem residência, processo de especialização em uma área específica da medicina, que dura dois anos. Com isso, as Unidades de Saúde estão sem o atendimento.
A busca por parte dos médicos para fazer residência, acaba provocando uma defasagem no quadro médico nas cidades. Esse cenário tem se tornado frequente e se apresentado em vários municípios do Ceará. Além de problemas no atendimento da cidade, há questões ainda maiores: quando não há médico na equipe do Programa Saúde da Família (PSF), os recursos deixam de ser repassados aos municípios pelo Ministério da Saúde e o grupo de profissionais é desfeito.