Medida faz parte de uma estratégia da Secretaria de Saúde para dinamizar atendimentos
Com a chegada do período chuvoso, é comum o surgimento de resfriados em decorrência da mudança repentina de clima: um dia faz sol, no outro, chove. Mas se em anos anteriores esses refriados não representavam muita coisa para a população, que costumava tratá-lo sob chá e repouso, na atualidade o susto e o pânico se acentuam com o temor de que os sintomas possam ser do Covid-19, o coronavírus, a pandemia que se alastrou pelo planeta.
O resultado disso é uma alteração brusca na rotina de saúde do Município. O hospital da cidade fica diariamente lotado, mesmo que em sua maioria sejam de casos nada graves, que possam ser vistos por um médico no posto de saúde do bairro.
Banabuiú tem duas Unidades Básica de Saúde (UBS): uma no Centro e outra no bairro Alto Alegre, a UBS Maria Miguel. Os médicos que atendem lá são os mesmos que trabalham no hospital. A grande questão está num hábito cultural da população: muitos acham que o mais eficaz mesmo é ir ao hospital. É um grande engano: lá, as pessoas ficam expostas a pacientes internados sob casos um pouco mais graves, e sussetíveis a ficarem também contaminados.
Por isso que com a questão do coronavírus, para tentar desafogar o hospital de casos simples, a Secretaria de Saúde montou um esquema de atendimento diferenciado.
Diariamente, médicos atendem na UBS do Centro. Essa semana teve início uma outra ação: a de atendimentos no terceiro turno, a partir das 17h30 e até às 21h. O horário é ideal para quem trabalha no chamado horário comercial e não tem como sair para ir ao médico. A Secretaria de Saúde, Rianna Nobre, garante que as UBS estão prontas para a demanda.
"Nós temos equipamentos para nebulização, se precisar tomar soro, temos como medicar o paciente por lá mesmo, então, não há razão para crer que nossas UBS não estejam aparelhadas para oferecer um bom atendimento que o paciente precisar. Estamos abastecidos e se necessário, faremos os procedimentos por lá mesmo", declarou Rianna durante uma transmissão na página do Governo Municipal de Banabuiú na última terça (17).
A estratégia parece estar dando resultado. Somente essa semana, dezenas de pessoas procuraram a UBS no horário noturno. De acordo com a Secretaria de Saúde, a avaliação dos médicos é que em sua maioria, os casos não representam nada grave. Essa semana a estratégia deve continuar, com atendimento inclusive no feriado de São José (19 de março), na sexta (20), mesmo sob o ponto facultativo do Município, e no sábado (21).