Há apenas um único caso confirmado de Covid-19 em Banabuiú. A hipótese é que o dado tenha sido duplicado pelo sistema, gerando o erro.
A Secretaria de Saúde de Banabuiú informou que está equivocada a informação de dois casos que constam no sistema IntegraSUS de pessoas confirmadas com Covid-19 na cidade. Há apenas um único caso confirmado. A principal hipótese é que o dado tenha sido duplicado pelo sistema, gerando o erro.
A falha foi percebida no fim da tarde da última terça-feira (21). Oficialmente, o Município apresentava, até a tarde de terça, 14 casos notificados, sendo dez descartados, três suspeitos e um único caso confirmado. Este caso foi informado à população na tarde do último domingo (19).
Sobre a falha, a Secretaria de Saúde de Banabuiú lançou a seguinte nota:
"A Secretaria de Saúde de Banabuiú informa que desconhece a existência de outro caso confirmado de Covid-19 na cidade. Acreditamos que a informação seja uma falah no sistema da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Nossas equipes monitoram dados e informações de sistemas diariamente e acompanham a rotina de atendimentos nas unidades de saúde, e não constataram nenhum novo paciente confirmado. A hioótese é que a informação tenha sido duplicada ao ser atualizada na tarde desta terça-feira (21) pela Sesa, tese que se reforça haja vista a idade da nova vítima informada ser justamente a do caso confirmado no último domingo (19)."
O prefeito do município, Edinho Nobre, também esclareceu que a informação era um erro do sistema e disse que a equipe de profissionais da cidade, mesmo estando trabalhando diuturnamente, não constatou nenhum novo caso. Sobre a confirmação já existente, Edinho detalhou que o paciente estaria praticamente curado. "Temos acompanhando a evolução clínica do paciente confirmado no último domingo (19) e nossos profissionais já defendem que ele esteja praticamente curado. Seguiremos com o compromisso de ser transparentes com nossa população sempre".
A Sesa não emitiu nenhuma nota sobre a provável falha, mas profissionais de outras cidades da região Central também relataram situação semelhante à que ocorreu em Banabuiú: mesmo sem apresentar novas confirmações, algumas cidades foram surpreendidas com informações desencontradas no IntegraSUS.