Para evitar aglomerações, não houve inauguração solene. Os trabalhos na base já iniciaram na última segunda-feira (20)
O município de Banabuiú passa a contar com uma base do Serviço de tendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma nova ambulância equipada especialmente para o serviço. A base fica situada à rua Francisco Calixto e funciona em regime de plantão 24 horas. A entrega do equipamento e o início dos trabalhos ocorreu na segunda-feira (20).
Seguindo as orientações de combate ao coronavírus, o Município não realizou solenidade de inauguração, como forma de evitar aglomerações. A entrega do equipamento ocorreu de forma simbólica. A coordenadora da base regional do Samu situada em quixeramobim, Sandra Cordeiro, esteve na cidade para verificar as instalações da base e autorizar de forma oficial o início das atividades. A secretária de saúde, Rianna Nobre, e o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, também estiveram presentes.
A chegada da Base do Samu em Banabuiú modifica a dinâmica da busca por atendimentos pela população. De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir de agora os casos de acidentes e situações de gravidade deverão ser feitos pela Base e não mais pelo Hospital Municipal. A equipe, que é composta por um profissional técnico em enfermagem e um condutor de ambulância, deverá ser acionada pelo número 192, a ligação é gratuita. Mesmo em casos de acidentes registrados na zona rural, é o Samu quem deverá ser acionado para prestar o socorro à vítima, e não mais o hospital, como ocorria até então.
Rianna Nobre destacou que a base chega em um momento importante, e que representa o compromisso da gestão com a saúde de Banabuiú. "Isso é resultado de um grande esforço e empenho. Mesmo em meio a tantos outros problemas a serem vencidos, provocados pelo coronavírus, entendemos que isso deveria ser uma prioridade e o resultado é o que estamos vendo: nossa base pronta para atender a população.", disse a secretária de Saúde.