NOTÍCIAS

22-MAI-2020

Atividades marcam combate à exploração de crianças e adolescentes

De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho uma extensa série de iniciativas foram executadas no decorrer da semana

#AssistênciaSocial POR JOSÉ AVELINO NETO 22 DE MAIO DE 2020

Além do coronavírus, o município de Banabuiú travou durante a última semana, uma outra luta: esta, foi contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A causa está constantemente na pauta de trabalho dos equipamentos da Saúde e da Assistência, mas foi reforçada na última semana por ocasião do dia 18 de maio, reforçando os direitos dessas pessoas e das consequências físicas e psicológicas que elas sofrem ao serem exploradas e abusadas.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho uma extensa série de iniciativas foram executadas no decorrer da semana. Os trabalhos tiveram início na manhã da última segunda-feira (18) com uma ação nas barreiras sanitárias do Município, realizada por equipes do Conselho Tutelar e do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Pessoas que passavam pelo local, eram abordadas e tinham uma orientação com panfletos sobre as formas de denúncia contra esse problema.

Durante a semana, por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Sertão Central com o apoio do Governo Municipal de Banabuiú, uma live explorando o tema. A presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem, Aparecida Silva, conversou coma assistente social, Sâmia Cristina. Também houve a participação de membros do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) em aulas e videoconferência com equipes da Secretaria de Educação (já que as escolas estão fechadas). O Conselho Tutelar também participou ativamente da iniciativa durante a semana, realizando ações de conscientização e divulgação volante e houve ainda a contribuição da equipe do Selo Unicef.

Anualmente os números de denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes vem crescendo de forma alarmante. De acordo com dados de 2018 do Ministério da Saúde (os mais recentes divulgados), ao menos 32 mil casos foram denunciados, o maior número já computado desde 2011, o que resulta em três crimes de abuso a cada hora por dia. A titular da pasta em Banabuiú, Cleide Nobre, frisa o empenho da cidade em prol da causa. "Vamos nos mobilizar, entender mais sobre essa polêmica questão e descobrir o que podemos fazer para diminuir esse número tão assustador. O Banabuiú está nessa luta!".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Governo do Ceará divulga novo lote de beneficiários do Vale Gás Social para Banabuiú

A Prefeitura de Banabuiú informa que a entrega dos tickets será iniciada na próxima quinta-feira, 21 de novembro, no Complexo da Assistência Social (antiga Escola Raul Urquidi).

#Cultura Há 173 dia(s)

Edital Banartes aberto: O Grande Encontro da Arte, Cultura e Tradição no Ceará

A Banartes é uma excelente oportunidade para artistas de todas as regiões mostrarem seu trabalho e interagirem com o público em um ambiente de valorização cultural e artística.

#Emprego Há 178 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Publica Edital de Posse N° 016/2024

Todos os aprovados devem comparecer no horário e local especificados para a formalização da posse em seus respectivos cargos efetivos.

#Emprego Há 183 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados no concurso público através do Edital de Convocação N° 024/2024

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, divulga o 24º Aditivo ao Edital de Convocação Nº 001 [...]

#Educação Há 199 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre processo seletivo para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

#Educação Há 200 dia(s)

Processo seletivo aberto para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito