Os lavatórios foram instalados estrategicamente em frente a Praça da cidade e próximos a lotérica
Já que lavar as mãos é uma das principais recomendações para se prevenir contra o coronavírus, o Município de Banabuiú instalou lavatórios no centro da cidade, permitindo que a população que necessite sair de casa e passe por lá, possa ter a chance de higienizar as mãos. Até o momento, dois lavatórios foram instalados, mas a previsão da prefeitura é de fazer outras unidades do projeto.
Os lavatórios foram instalados estrategicamente em frente a Praça da cidade e próximos a lotérica, onde diariamente, apesar de todo o esforço e organização da guarda municipal e da Secretaria de Saúde, se formam enormes filas de pessoas que aguardam receber o auxílio emergencial do Governo Federal.
Os equipamentos foram montados com pia e um reservatório com capacidade para armazenar 200 litros de água cada. Com a quantidade, a prefeitura estima que cerca de 300 pessoas possam lavar as mãos por dia ao passarem pelo local. No entanto, o desejo é que essa necessidade de atender tanta gente não se confirme já que Banabuiú teve decretada medidas que visam conter o fluxo de pessoas.
Á água disponível é tratada. O projeto foi desenvolvido pelo setor de engenharia da Secretaria de Infraestrutura em dois dias, atendendo a um pedido da Secretaria de Saúde e já está em funcionamento há duas semanas. O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, destacou que o trabalho realizado é, na verdade, um sinal do cuidado da gestão com a população. "É algo simples mas que, neste momento, conta muito para que a gente possa se manter protegido", afirmou o gestor.