A medida foi prorrogada como sendo parte das demais ações de segurança do novo decreto municipal 24/2020, publicado na noite da último domingo pelo prefeito Edinho Nobre
As barreiras sanitárias em Banabuiú devem continuar por tempo indetermindo. A medida foi prorrogada como parte das demais ações de segurança que foram revalidadas por força do novo decreto municipal 24/2020, publicado na noite da último domingo (31) pelo prefeito Edinho Nobre, e está entre as medidas de segurança criada pelo município para conter o avanço e a proliferação do coronavírus.
Desde que a situação de gravidade em decorrência da pandemia se espalhou pela maioria das cidades do Ceará, Banabuiú integrou a rede de demais municípios que realizam barreiras sanitárias. O principal cuidado é em evitar a circulação de pessoas e/ou veículos que sejam oriundos de outros municípios dentro da cidade. O principal cuidado é com pessoas de regiões onde já há casos confirmados de coronavírus ou até mortes.
A criação das barreiras sanitária foi regulamentada pelo Decreto 014/2020, assinado em 7 de abril último. Desde então, de domingo a domingo, equipes de multiprofissionais da Secretaria de Saúde fazem um trabalho de abordagem no local, sobretudo de veículos que tenham nas placas informações de outros municípios. Forças de segurança como a Polícia Civil e Militar atuam na medida.
As barreiras são montadas nas duas entradas da cidade, que dá acesso aos municípios da região Jaguaribana e cidades da região do Sertão Central, e o principal objetivo é conter o fluxo de pessoas que sejam de outros municípios. Caso estejam de passagem, a placa do veículo é anotada e a equipe que fica na outra barreira é avisada das informações da placa para conferir se aquele veículo terá realmente passado por lá, saindo da cidade.