Os estabelecimentos serão rigorosamente fiscalizados pela Vigilância Sanitária e a continuidade do plano da retomada econômica dependerá da obediência a essas medidas
O retorno das atividades comerciais em Banabuiú deve acontecer mediante o cumprimento de rigorosas medidas de segurança que os comerciantes e empresários deverão seguir. Essas medidas foram elencadas no Decreto Municipal 24/2020, assinado na noite do último domingo (31) pelo rpefeito Edinho Nobre.
O novo decreto prorroga as ações de enfrentamento ao coronavírus no âmbito municipal, mas considera o plano da retomada responsável pelas atividades econômicas estabelecido pelo Governo do Estado. O plano prevê o retorno do comérico por fases a cada 14 dias. Neste primeiro momento, dez diferentes segmentos poderão voltar a funcionar.
Para que sejam reabertos, os comércios deverão seguir as seguintes medidas:
- Oferecer álcool em gel 70% a clientes e funcionários;
- Uso de máscaras e equipamentos de proteção individual para funcionários;
- Impedir o acesso de pessoas sem máscara;
- Adotar escalas de trabalho para evitar muitos funcionários;
- Distanciamento social de 2 metros entre clientes e funcionários;
- Ambiente arejado e higienização intensificada;
- Organização de filas para evitar aglomerações;
- Orientar funcionários sobre medidas sanitárias que devem ser seguidas;
- Preferir meios digitais para casos de reuniões;
Os estabelecimentos que poderão abrir serão rigorosamente fiscalizados pela Vigilância Sanitária e a continuidade do plano da retomada econômica no município, dependerá da obediência dos empresários à essas medidas. Caso os números de casos confirmados de coronavírus tenha um novo aumento em função da desobediência às regras impostas, o plano poderá ser interrompido.