NOTÍCIAS

14-JUL-2020

Mesmo com pandemia, cuidados com a dengue devem ser mantidos

Nos três primeiros ciclos do ano, de janeiro até junho, Banabuiú já registrou 42 casos notificados de Dengue. Deste total, 9 foram confirmados.

#Combate ao Coronavírus POR JOSÉ AVELINO NETO 14 DE JULHO DE 2020

Os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue e Chikungunia, devem permanecer mesmo durante o período de quarentena, provocado pelo coronavírus. O alerta é do núcleo de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Banabuiú. Do início do ano até agora, os casos das duas doenças já são maiores do que o mesmo período do ano passado.

Conforme o balando do Núcleo, nos três primeiros ciclos do ano, de janeiro até junho, Banabuiú já registrou 42 casos notificados de Dengue. Deste total, 9 foram confirmados. O número de notificações por chikungunya foram menores, apenas sete, sendo dois confirmados e os casos restantes foram descartados.

A permanência de chuvas por um período maior do que o habitual favoreceu as chances de infestação do mosquito, e resultou num aumento de casos em comparação com os seis primeiros meses de 2019. A sede de Banabuiú concentra a maioria dos casos confirmados de dengue: são seis moradores que tiveram a dengue diagnosticada, enquanto outros três foram do sertão.

"Hoje nosso índice geral de infestação está em 0,82%. O Ministério da Saúde preconiza que abaixo de 1% é considerado satisfatório, ou seja, estamos dentro da margem, mas na prática temos um cenário que nos preocupa, porque com o período de chuvas mais estendido, os casos foram maiores", analisa Vargner de Oliveira, da célula de endemias.

Esse reflexo, explica ele, é percebido também nas comunidades e distritos, onde a Secretaria de Saúde de Banabuiú contabilizou índices maiores do que o da própria cidade. "Pedras Branca, por exemplo, apresenta atualmente um índice de infestação de 1,88%", diz ele. Bairros da cidade com históricos problemas no enfrentamento à dengue e chikungunya, também estão dentro deste cenário. Brasília e Alto Alegre tiveram os índices acima de 1%.

Não bastasse uma maior periodicidade das chuvas para o favorecimento da proliferação de casos, Vargner de Oliveira também explica que este ano, por causa da pandemia, o trabalho dos agentes de endemias necessita ainda mais da ajuda da população. "Para evitar serem contaminados ou mesmo passarem o vírus aos moradores caso estejam assintomáticos, a maioria da nossa abordagem hoje é educativa, nós não estamos entrando nas casas em todas as visitas, por isso precisamos ainda mais do auxílio da população".

Como se prevenir

O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico. Ele tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Algumas medias simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:

- Tampar os tonéis e caixa d'água

- Manter as calhas sempre limpas

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

- Manter lixeiras bem tampadas

- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.

- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais

- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias

- Dores musculares intensas

- Dor ao movimentar os olhos

- Mal-estar

- Falta de apetite

- Dor de cabeça

- Manchas vermelhas no corpo

- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 2 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 3 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 9 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 16 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 31 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 31 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 44 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito