A doação foi feita pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS) à usuários do Cras e do Programa Mais Infância
O Ceará figura um cenário de mais alívio da pandemia do novo coronavírus se comparado com dois meses atrás, e as cidades do Sertão Central também estão em uma situação mais favorável, tanto que avançaram, desde o fim de semana, para a Fase 2 do Plano de Retomada Econômica do Estado. Mas isso não significa trabalho a menos na proteção e no cuidado à vida das pessoas. A mais recente prova disso está na doação recebida pelo município de Banabuiú na última semana, de 15 mil máscaras de tecido, a serem doadas a famílias banabuienses.
A doação foi feita pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS) para a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Banabuiú, que ficará a cargo da logística e da organização do processo de distribuição do material de proteção. As famílias contempladas prioritatiamente, conforme determinação da SPS do Ceará, devem ser aquelas cadastradas no Programa Mais Infância Ceará, bem como as famílias cadastradas como usuários de um dos dois Cras de Banabuiú.
A secretária de assistência social, Cleide Nobre, o pedagogo e assessor técnico da pasta, Eduardo Monteiro, e o advogado do Creas do Município, Calixto Neto, estiveram em Fortaleza recebendo a doação das máscaras. O esquema de distribuição deverá ser divulgado nas próximas semanas nas redes sociais do Governo Municipal de Banabuiú, com regras a serem obedecidas para evitar aglomerações.
"Para nós, gestores da política de assistência social no Ceará, é extremamente gratificante ver que as pessoas estão se preocupando em se proteger e proteger suas famílias. A pandemia nos mostrou que os cuidados conosco e com nossas famílias refletem em toda a sociedade", destaca a titular da SPS, Socorro França. Ela lembra que já foram entregues 2,7 milhões de máscaras de pano, em benefício de 555.950 famílias. No total, estão sendo doadas cinco milhões de máscaras para beneficiar todas as cidades do interior do Estado. A ação é resultado da parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e SPS.