Uso de aplicativos como Google Class, Youtube, fanpages no Facebook e Instagram e grupos de WhastApp será prioridade para dar dinamismo às aulas
As aulas de rede municipal de ensino em Banabuiú devem continuar acontecendo de forma remota, ou seja, ainda sem o etorno presencial dos alunos às salas de aula. Foi o que deliberou a Secretaria Municipal de Educação, tendo em vista situações graves a serem consideradas no contexto da pandemia do coronavírus, e que podem comprometer a qualidade da saúde dos alunos do município. A decisão foi tomada em consonância com as observações feitas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que também considera ainda ser inviável o retorno das atividades presenciais.
De acordo com o calendário escolar de Banabuiú, atualmente em férias, os alunos devem retornar as atividades escolares a partir do próximo dia 13 de agosto. Os estudantes continuarão a ser acompanhados principalmente pela plataforma WhatsApp, por onde devem ser disponibilizados vídeo-aulas e as atividades que devem ser realizadas pelos alunos.
Imaculada Silveira, secretária de educação de Banabuiú, disse que neste segundo semestre as escolas também devem apostar na interação do aluno com os professores por meio de lives nas fanpeges de cada escola no Facaebook e Instagram, além de canais no Youtube. O uso de aplicaivos, como Google Meet e Google Class, também está sendo avaliado para poder ser utilizado durante os encontros com os alunos do Fundamental Maior.
"O que queremos fazer é organizar uma formação para os nossos professores da rede que desejarem. Estamos tentando organizar uma plataforma gratuita, que é o google class, mas devemos ter algumas habilidade e estamos pensando ela para os anos finais e estamos trabalhando uma orientação curricular compactuada com os professores de Banabuiú", disse a gestora da pasta.
Tendo em vista que o cenário de educação a distância se caracteriza como uma realidade nova, forçada em função do período de pandemia, a Secretaria de Educação tem realizado uma série de reuniões com gestores das 14 unidades de ensino do município afim de poder orientá-los quanto as medidas que podem ser consideradas e os métodos que podem ser utilizados para que se tenha um resultado mais positivo no rendimento das aulas. O planejamento escolar, que começa no próximo dia 29 de julho e vai até o dia 31, também vai considerar essa questão.
O retorno das aulas na forma presencial em Banabuiú deverá acontecer somente após uma avaliação e posterior autorização da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por fazer apontamentos no cenário de pandemia no Município. Questões e orientações do Conselho Estadual de Educação e do Ministério da Educação, também são considerados.