Após este dia, aqueles que não estiverem em dias com o Imposto, poderão ser alvo de multas e juros na cobrança a ser feita no ano que vem.
O setor de tributação do Governo Municipal de Banabuiú inicia, a partir da segunda-feira (7), um processo de atendimento especializado para aqueles que ainda estejam em atraso com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O atendimento está sendo realizado de modo a evitar que a população chegue em 2021 com atraso no Imposto referente a 2020.
De acordo com o responsável pela coordenadoria de tributação, José Paulo de Sousa, o pagamento pode ser feito até o próximo dia 30 de dezembro, com o mesmo valor que fora tarifado no início do ano, quando os boletos foram distribuídos à população através dos Correios.
Não é necessário ir até a prefeitura para emitir um novo boleto. A versão entregue no início do ano é válida até o dia 30 de dezembro. Após este dia, aqueles que não estiverem em dias com o Imposto, poderão ser alvo de multas e juros na cobrança a ser feita no ano que vem. Mesmo assim, em caso de dúvidas, é possível procurar o José Paulo na sede da prefeitura. O atendimento acontece por agendamento, de segunda a quinta, em horário comercial, e nas sextas, de sete e meia da manhã ao meio-dia.
O pagamento do IPTU é uma obrigação regida por Lei do Código Tributário do Município. Quem escolher deixar de pagar poderá ter a ação ajuizada e o nome do proprietário do imóvel pode compor a Dívida Ativa do Município, restringindo operações bancárias e financeiras. Parte do valor arrecadado é utilizado em iniciativas na área da saúde, educação e saneamento básico.