As negociações a respeito das condições para a instalação da indústria vinham sendo acompanhadas pelo prefeito Edinho Nobre, que autorizou o processo de doação do terreno
A prefeitura de Banabuiú garantiu mais um importante passo naquela que deve ser a mais promissora iniciativa para a garantia do crescimento e do fortalecimento econômico do município: a instalação de uma indústria na cidade. O empresário do ramo de latcínios, Robergues Saraiva, se reuniu com uma equipe da prefeitura na última semana, onde ficou acertado que a gestão irá formalizar juridicamente a doação de um terreno para a construção de uma futura fábrica de produtos derivados do leite.
A reunião aconteceu com Robergues e o secretário de planejamento e gestão pública, Marcílio Coelho, e o coordenador de projetos de gabinete, Weyber Douglas. O vereador Daniel Bandeira também esteve presente. A notícia da reunião foi antecipada pela assessoria de imprensa de gabinete, através das redes sociais da gestão municipal, gerando otimismo na população e reascendendo a expectativa do crescimento na cidade.
"Um importante passo para a chegada de uma indústria em Banabuiú, foi dado nesta quinta-feira (26). O Governo Municipal se comprometeu a doar um terreno onde deve ser instalada uma indústria de laticínios", detalhou a gestão nas redes sociais. As trataivas e as negociações a respeito das condições para a instalação da indústria em Banabuiú vinham sendo acompanhadas pelo prefeito Edinho Nobre, que autorizou o processo de doação do local como forma de incentivar a chegada da fábrica.
Robergues Saraiva é natural de Barra do Sitiá, no entanto, morava há anos na região do Pará, onde se firmou como empresário do ramo de latcínios. Há mais de 27 anos ele investe no setor e enxergou na expansão da BR-122, que liga Banabuiú à capital e as regiões estratégicas para o negócio, como a Centro-Sul e a do Cariri, um forte potencializador do empreendimento. "O escoamento dos produtos vai se dar mais fácil através dessa estrada. Então, além de seu daqui, ter o desejo de voltar para minha terra, isso é uma questão que ajuda bastante", afirma o empresário.
Outros importantes fatores também foram fonte de estímulo para a escolha de Banabuiú, na volta de Robergues do Pará, como a produção de leite. O prefeito Edinho Nobre destaca que Banabuiú tem sido, ano após ano, destace pela sua produção de leite na região Central. "O município de Banabuiú produz cerca de 50 mil litros de leite por dia, isso mostra que a cidade é forte e que esse é um ramo que tem tudo para crescer".
Os trâmites para a doação do terreno são de ordem burocrática e isso ainda demanda algum tempo. Licenças ambientais, projetos e levantamentos fazem parte desta etapa. Mesmo assim o empresário banabuiense estima que até janeiro de 2021 tudo esteja pronto para as obras começarem. Quando estiver pronta, a fábrica irá produzir e comercializar iogurtes, queijo de variados tipos, coalhada, nata, requeijão, entre outros. Para Edinho Nobre além do impulsionamento econômico, a fábrica em Banabuiú vai concretizar um projeto necessário: a geração de empregos.
"Temos certeza que a chegada desta fábrica vai fazer o Banabuiú crescer muito, porque vai dar mais oportunidade de emprego, desde para a pessoa que vai construir, e depois de pronta, para a pessoa que vai fazer a parte administrativa, a comercial, a de produção, enfim, e tudo isso, fazendo com que a produção de leite seja ainda maior para que a venda do produtor alcance bons números. Então, pra nós é motivo de muita alegria e somos muito gratos ao Robergues Saraiva pela escolha de nossa cidade para ser sede deste projeto tão importante", disse Edinho.