As vacinas chegaram no município sob forte aparato de segurança da Polícia Militar do Estado do Ceará e foram recepcionadas pelo Prefeito Edinho Nobre.
Na manhã desta quarta-feira, 20/01, o município de Banabuiú recebeu as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac (China).
As vacinas chegaram no município sob forte aparato de segurança da Polícia Militar do Estado do Ceará (Destacamento de Banabuiú) e foram recepcionadas pelo prefeito municipal Edinho Nobre, do vice-prefeito Dr. Arimatéia, da secretária de saúde Rianna Nobre e demais colaboradores do serviço de saúde do município e seguiu em direção rumo ao Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati, local de recepção e armazenamento das doses.
Durante cortejo pelas principais ruas da cidade, a população externou a alegria e emoção pela chegada das "doses de esperança". A moradora Alexandra externou pelas redes sociais o seu contentamento "É uma alegria gigante, a esperança reina no coração de todos, continuamos com o sonho da liberdade! ", relata.
Uma coletiva de imprensa virtual foi realizada na área externa do hospital municipal, com a finalidade de esclarecer e tornar público o Plano de Operacionalização para Vacinação contra a COVID-19, elaborado pela secretaria municipal de saúde, dentro do regimento do Ministério da Saúde.
Durante fala, a secretária de saúde de Banabuiú, Rianna Nobre, ressaltou que inicialmente apenas profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente do COVID e idosos acima de 75 anos serão contemplados com as primeiras doses. Para este primeiro momento, o município recebeu 124 unidades da vacina, o que representa 34% do número total de pessoas incluídas neste grupo prioritário.
O prefeito Edinho Nobre destaca o incansável trabalho realizado pelo município durante e após o pico da pandemia "Criamos as barreiras sanitárias, distribuímos máscaras, mapeamos os locais de riscos, montamos o centro de COVID, orientamos a população, dentre tantas outras ações, no intuito de salvar vidas e, hoje, eu me emociono e comemoro a chegada destas vacinas porque elas são sinais de esperança e de dias melhores".
A primeira banabuiuense vacinada foi a enfermeira Deusalice Bento de 57 anos, colaboradora do Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati. Também foram imunizados na coletiva de imprensa o médico João Paulo Bezerra de Oliveira de 33 anos, a auxiliar de serviços gerais Maria Vanderlânia Alves da Silva de 35 anos e a auxiliar de enfermagem do laboratório municipal Antonia Cristiana da Silva Costa de 44 anos.