Em virtude da pandemia do coronavírus, não será possível a realização do tradicional Carnaval das Águas.
O município de Banabuiú é tradicionalmente conhecido como a cidade folia no período carnavalesco. A cidade recebe foliões de todas as regiões do estado que vem pular o carnaval gerando cultura, lazer e fomentando a economia local.
Em virtude da pandemia do coronavírus, neste ano de 2021 não será possível a realização deste evento que é um marco para todos os banabuienses. Nesse sentido, o Governo Municipal anunciou nesta última terça-feira (09), o decreto Nº 59 que trata sobre as medidas de enfrentamento contra a proliferação do novo coronavírus no período de 12 a 17 de fevereiro.
Ações como a instalação de barreiras sanitárias para o controle de acesso a cidade e o controle de entrada e saída de carros e transportes de uso coletivo nas proximidades das barracas do Rio Banabuiú, rios e locais de lazer, fazem parte da operação carnaval, que será executada pela Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e Polícia Militar do Ceará.
Com o novo decreto, fica terminantemente proibido a venda e consumo de bebidas alcóolicas nos espaços públicos, como também a realização de festas, eventos e jogos esportivos nos espaços públicos ou privados, além do uso de paredões de som automotivos e caixas de sons.
Proprietários de bares e restaurantes poderão atender presencialmente até as 22h, após este horário apenas na modalidade delivery. Em caso de infração as normas sanitárias, qualquer cidadão ou empreendimento poderá ser notificado, ter seu bem apreendido, pagar multa e ter seu negócio interditado pelo período de 07 a 30 dias.