Tendo em vista os índices exigidos pela SEDUC, o Liceu de Banabuiú recebeu por meio da CREDE 12 o chamamento para a implantação do Ensino Médio em tempo integral a partir de 2021.
A Secretaria da Educação do Ceará tem empreendido esforços para um ensino de qualidade nas suas escolas, procurando sempre prover a equidade através da realização de projetos que contribuam para o desenvolvimento do jovem em todas as suas dimensões. Desta maneira, a organização da escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Tendo em vista os índices que se enquadram dentro dos parâmetros exigidos pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, recebeu por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 12, o chamamento para a implantação do Ensino Médio em tempo integral na unidade a partir do ano de 2021. Vale ressaltar que, um dos pré-requisitos para a implantação do novo modelo de ensino se dá pelo município de Banabuiú contar com a realidade de escola em tempo integral para os alunos do ensino fundamental, de competência do município, como é a realidade da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Irmã Ruth Távora de Albuquerque.
Para tornar público a nova mudança o Liceu de Banabuiú realizou no último dia 18 de março uma live em alusão ao anuário de isolamento social e divulgação da transição da escola para tempo integral. O evento contou com a participação do Prefeito Edinho Nobre, da Coordenadora Regional de 12ª CREDE, Joyce Santana, do diretor João Paulo Nogueira, da Secrtária Municipal de Educação, Imaculada Conceição Silveira, do Orientador Escolar, Wandsson Nascimento, do Superintendente Escolar, Luís Moreira, das representantes docentes, professoras Lila Oliveira e Eunice Barreto, dos representantes do corpo discente, Ana Silveira e Breno Nascimento, da representante dos pais, Juliana Nara e demais membros do Núcleo Gestor da escola, alunos, pais e comunidade escolar. Após anunciado, toda a comunidade escolar vibrou com a nova notícia.
A partir de agora, o Liceu de Banabuiú ofertará uma jornada de nove horas, para a série inicial (1º ano), garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 30 horas semanais de disciplinas da base comum a todos estudantes e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos. Este modelo de ensino aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.