A nova estrutura faz parte do planejamento de acesso a universalidade da água nas comunidades rurais do município
Água é um bem universal e direito de todos. A Gestão Crescendo e Desenvolvendo empenhada em transformar a realidade do seu povo, anunciou a conclusão das obras do reservatório de água que irá abastecer as localidades de Valença I, Valença II, Tanquinhos, Lagoa da Serra e Sítio Lopes. O reservatório é fruto da parceria entre o Governo Municipal de Banabuiú, SAAE de Banabuiú e Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.
A administração municipal não tem medido esforços para distribuição de água de qualidade nas comunidades do interior. A nova estrutura faz parte do planejamento de acesso a universalidade da água, proporcionando reservatórios agregados ao sistema de abastecimento de água, assim, aumentando a reserva de água tratada.
O SAAE de Banabuiú vem mantendo a parceria com a FUNASA, para que em breve o município seja beneficiado com uma nova estação de tratamento orçada em 6 milhões de reais, que irá melhorar todo o abastecimento de água na cidade. A nova estação de tratamento está sob os cuidados da construtora vencedora da licitação. O novo sistema contará com novas redes de distribuição e tubulações em PVC.
Diariamente, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Banabuiú realiza análise da água com testes de turbidez e PH, com a colaboração de um químico responsável por esta atividade que garante a qualidade da água que chega as torneiras das residências. A água tratada sofre filtração por leito poroso e granulado e desinfecção por cloro gasoso.