Os esforços da Secretaria de Saúde, em parceria com demais setores de saúde refletem o êxito de diversas ações que estão sendo executadas em todo o território banabuiense.
Cada dia de pandemia, é uma luta contra um inimigo invisível, mas de grande potencial viral e letal. Em Banabuiú, os esforços do Governo Municipal de Banabuiú por meio de um trabalho organizado, planejado e executado pela Secretaria de Saúde do município, em parceria com demais setores de saúde como a Vigilância Sanitária refletem os êxitos de diversas ações que estão sendo executadas em todo o território banabuiense.
Com caráter educativo, as equipes multiprofissionais em saúde e da vigilância sanitária, realizam os trabalhos de conscientização e proteção de toda população e do comércio local. Semanalmente, visitas técnicas na sede e zona rural do município, estão sendo realizadas para monitorar as diretrizes vigentes nos decretos municipal e estadual.
Ações como a fixação de cartazes informativos e distribuição de máscaras fazem parte do projeto de contenção a disseminação do coronavírus. Todo trabalho se torna válido quando a população se une aos esforços dos profissionais da saúde e somam-se ao exército do bem, contra a COVID-19.
Com o aumento de casos suspeitos e confirmados na zona rural, em especial na comunidade de Ferrolândia, a Secretaria Municipal de Saúde traçou estratégias junto aos profissionais de saúde local, a fim de executar ações de redução e controle dos casos na região. Atualmente a comunidade possui 15 casos ativos e vem apresentando inúmeros pacientes com sintomas gripais. A Secretária de Saúde, Rianna Nobre, e a enfermeira e Coordenadora da Atenção Primária a Saúde, Carleane Pinheiro, estiveram presente na Unidade Básica de Saúde Maria Cândida da Cunha para acompanhar de perto todo o planejamento e execução das atividades.
Em Ferrolândia, ações imediatas como mapeamento e identificação de casos suspeitos, visitas pontuais nos domicílios com casos positivados para o repasse de orientações sobre a permanência em local seguro e isolado, além de visitas porta a porta nos demais domicílios para o repasse de orientações sobre medidas de prevenção. Os trabalhos de conscientização, prevenção, monitoramento e resguardo da vida de cada banabuiense continuam, mas é indispensável a colaboração de todos. Faça sua parte e ajude-nos a combater o coronavírus!