A pandemia do novo coronavírus, forçou o recolhimento das pessoas em seus domicílios, e com ela o número de casos de abuso sexual cresceram de forma considerável. O isolamento social por um lado, se tornou uma medida que levou e leva risco a diversas crianças e adolescentes que permanecem em suas casas, cada vez mais próximos de seus agressores.
Um triste dado levantado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos - ONDH permitiu identificar que a violência sexual acontece em 73% dos casos, na casa da própria vítima ou do suspeito, e cometidas pelo pai ou padrasto em 40% das denúncias. No Brasil, a cada 3 horas, uma criança ou adolescente é abusada sexualmente.
Dentro desse contexto, buscando mobilizar a sociedade civil para o enfrentamento dessa triste realidade, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e do Governo Municipal de Banabuiú, estarão realizando ao longo do mês de maio, diversas ações e alusão à Campanha 18 de Maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Dentre as atividades realizadas e programadas estão: veiculação de vídeo e material instrutivos nas mídias sociais; articulação com a rede Socioassistencial, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / Conselho Tutelar; encontros remotos com entidades de ensino do município; articulação com as secretarias municipais e SAAE, além da participação na Câmara Municipal de Vereadores. Precisamos garantir um futuro seguro às nossas crianças e adolescentes, lutando desde já, no presente contra toda e qualquer tipo de violência.