Serão adquiridos 700 chips de telefonia móvel com internet, para serem distribuídos entre os professores e alunos das escolas públicas de Banabuiú
Com a chegada da pandemia da COVID-19 em todo o mundo, os sistemas educacionais sentiram fortes impactos para continuar entregando ensino de qualidade, de forma remota e de um jeito um tanto desafiador. Podemos dizer que os profissionais da área tiveram que se reinventar para não parar no tempo e fazer com que o ano letivo pudesse dar continuidade, na sua integralidade. A solução veio pelos meios digitais, utilizando-se da internet e plataformas online de educação à distância.
Foi a partir deste desafio que o Governo Municipal de Banabuiú, buscou ajudar e contribuir com o ensino remoto local, possibilitando que os alunos da rede municipal de educação tenham acesso as plataformas de ensino digital. A solução encontrada foi a aquisição de chips de telefonia móvel com serviço gratuito para os beneficiários. A estratégia partiu da Secretaria de Educação, tendo em vista que não somente os alunos, mas também os professores sentem a mesma necessidade de apoio tecnológico para lecionar suas aulas.
Serão adquiridos 700 chips de telefonia móvel com internet, para serem distribuídos entre os professores e alunos das escolas públicas de Banabuiú. A aquisição do mais novo companheiro de jornada acadêmica é orçada em R$ 49.000,00 (quarenta e nove mil reais). Os chips contarão com serviços de internet sem cortes de dados durante 6 meses, ligação ilimitada para qualquer número fixo e/ou celular, whatsapp ilimitado e a isenção de cobrança de navegação no pacote de dados para 2 aplicativos ou URL's onde o conteúdo necessariamente seja de caráter educacional exclusivo.
Serão contemplados com o dispositivo, estudantes regularmente matriculados nas séries cujo ensino remoto esteja sendo realizado por meio das plataformas digitais e professores ativos da rede municipal de ensino. Em virtude do sinal da operadora TIM constar apenas na sede do município, a primeira fase de distribuição dos chips, se dará, inicialmente, para os professores residentes na cidade de Banabuiú. A segunda fase iniciará assim que liberado o sinal pelas demais operadoras que possuem funcionalidade na zona rural do município. Nesta fase, todos os alunos estarão sendo contemplados com os chips.
Para as centenas de alunos e professores agraciados com o benefício, o momento é de felicidade por saberem que, a partir de agora, o acesso à internet não será mais um fator limitante no aprendizado diário. Reprogramar todo o período letivo com as aulas já em curso foi um grande desafio para toda a equipe de gestores escolares e professores, principalmente com agravante que nem todos os alunos possuíam acesso à internet, tão pouco, aparelhos eletrônicos com tecnologia para o acesso de dados. Com este benefício, as aulas poderão ser ministradas de forma remota pelas ferramentas do Google (Class e Meet), sem prejuízo ou dano no planejamento escolar e no aprendizado dos alunos da rede ensino. Além disso, os atendimentos individualizados e em grupo das turmas escolares se tornarão possíveis por meio de ligações ou plataformas como o Whatsapp.