A PPI representa a compra centralizada de medicamentos entre União, Estado e Município, acontece com repasse financeiro anual para compra dos medicamentos e insumos de saúde.
Priorizar a saúde é uma das principais premissas da Gestão Crescendo e Desenvolvendo, que notoriamente vem cuidado da saúde da população com ações notórias de melhorias nos seus espaços de promoção a saúde e no fortalecimento da integração de medidas de saúde no cotidiano dos banabuienses. Recentemente, a aquisição de medicamentos importantes para melhor servir à população banabuiense, gratuitamente foi registrada por todos.
No dia 20 maio, a Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF de Banabuiú, recebeu a primeira entrega da Programação Pactuada Integrada (PPI), de medicamentos para o município. A PPI representa a compra centralizada de medicamentos entre União, Estado e Município, acontece com repasse financeiro anual para compra dos medicamentos e insumos, onde cada esfera fica responsável por um repasse. No Ceará, Banabuiú e mais 181 municípios cearenses, são contemplados com aquisição de medicamentos com preço a abaixo do mercado.
A Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF, equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, é a responsável por toda a programação, aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos e insumos dos programas da Assistência Farmacêutica. Banabuiú optou por este tipo de compra, devido as vantagens de alto poder de barganha na compra de medicamentos e insumos, baixando o valor, mediante seu preço de mercado.
A COASF - Coordenadoria da Assistência Farmacêutica do Ceará, é o departamento responsável por fazer a compra e repasse dos itens aos municípios. Essa distribuição é realizada trimestralmente, chegando a entrega de quatro remessas aos municípios conveniados. Ao receber os medicamentos, a CAF de Banabuiú organiza e distribui para todas as Unidades Básicas de Saúde da sede e zona rural do município.