Ao todo, 24 alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, competindo com alunos de todo o Brasil.
Mesmo em meio as adversidades enfrentadas pela pandemia, as escolas municipais de Banabuiú continuam empenhadas em promover e estimular metodologias ativas de ensino, que permitam com que seus alunos avançassem no conhecimento. Fruto deste trabalho é o resultado de 21 alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, competindo com alunos de todo o Brasil na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA e uma medalha de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências - ONC. Os alunos premiados, são oriundos das escolas municipais da sede e zona rural do município.
A OBA é um evento científico é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Ela é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica. A Olimpíada envolve ciências, física e geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.
A ONC, é um concurso externo promovido atualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa das Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, que tem como objetivo:
despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas,; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.Mais uma vez as escolas municipais de Banabuiú demostram sua força, mesmo em meio a um atípico ano, onde a pandemia da covid-19 se fez presente. Nossos parabéns a todos os alunos, pais, gestores e professores, pelo trabalho e incentivo, na busca do aprimoramento do conhecimento. Em virtude da pandemia, a Secretaria de Educação está realizando a entrega das medalhas e certificados nas unidades escolares e/ou nas casas dos alunos premiados. Confira a lista de alunos e escolas premiadas nas duas olimpíadas:
MEDALHISTAS - OBA
Escola José Antônio de Oliveira
- Yasminn Maria Oliveira Rodrigues - Ouro
- Fernando Benício Lima - Prata
- Maria Keliane da Silva Patrício - Prata
- Antonio Weyb Benício Nogueira - Prata
- Isadora Estefany Viana Barbosa - Prata
- Maria Elisa Ferreira Moreira - Prata
- Kryslaine Kelly Santos Oliveira - Bronze
- Francisco Ariel Moreira Almeida - Bronze
- Maria Tayane do Nascimento Lemos - Bronze
- Yuri Sousa da Silva - Bronze
Escola Raul Urquide
- Pedro Lucas Moreira Nobre - Ouro
- Luís Philipe Barros Pereira - Prata
- José Luís Coelho Ramos - Prata
Escola Celestino de Sousa
- Honeyde Kynberly de Oliveira - Ouro
- Charles Murilio Lopes - Prata
- Ana Ruth Oliveira Silva - Bronze
- Isabella Gonçalves Maciel - Bronze
Escola Vanderlei Aguiar
- Melissa Rabelo Monteiro - Prata.
Escola Elias Fernandes
- Maria Clara de Lima Alves - Bronze;
- Maria Vanessa de Lima Brito - Bronze.
Escola Paulo Sarasate
- Ana Sofya de Oliveira Brito - Bronze
MEDALHISTAS - ONC
Escola Celestino de Sousa
- Lara Cristtina Gomes Queiroz - Bronze
- Ana Vitória Silva de Lima - Menção Honrosa
- Maria Júlia Cavalcante Santos Melo - Menção Honrosa