A partir de agora, o Liceu de Banabuiú ofertará uma jornada letiva de nove horas diárias, para as séries iniciais, garantindo 3 refeições por dia.
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação realizou na manhã desta quarta-feira, 30, a solenidade de implementação do Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides como Escola de Tempo Integral (EEMTIs). A escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Tendo em vista os índices que se enquadram dentro dos parâmetros exigidos pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Liceu de Banabuiú conseguiu conquistar esse grande feito. Vale ressaltar que, um dos pré-requisitos para a implantação do novo modelo de ensino se dá pelo município de Banabuiú contar com a realidade de escola em tempo integral para os alunos do ensino fundamental, de competência do município, como é a realidade da Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Irmã Ruth Távora de Albuquerque.
O evento aconteceu de forma híbrida através de live na página do Governo do Ceará nas redes sociais. Estiveram participando da solenidade, o governador Camilo Santana, a vice-governadora, Izolda Cela, o prefeito Edinho Nobre, a secretária estadual de educação, Eliana Nunes Estrela, da coordenadora regional de 12ª Crede, Joyce Santana e o diretor do Liceu de Banabuiú, João Paulo Nogueira.
A partir de agora, o Liceu de Banabuiú ofertará uma jornada de nove horas, para a série inicial (1º ano), garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 30 horas semanais de disciplinas da base comum a todos estudantes e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos. Este modelo de ensino aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.