Na noite desta quarta-feira, 29, o prefeito Edinho Nobre, a Secretária da Assistência Social -SAS, Cleide Nobre, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e a equipe técnica da SAS estiveram no bairro Brasília, participando das comemorações de três anos de fundação do CRAS Vale das Borboletas, equipamento de fundamental importância para o acompanhamento e aplicação de políticas públicas sociais em nosso município.
O CRAS Vale das Borboletas, equipamento de Proteção Social Básica, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em Banabuiú, está localizado no Bairro Brasília, conta também com polos de atendimentos no complexo da assistência (prédio do DNOCS), e no Distrito de Laranjeiras. Atendendo cerca de 300 usuários. Teve sua inauguração no dia 26 de setembro de 2018, após descentralização planejada, com intuito de estar nas regiões periféricas e vulneráveis, do seu território de abrangência que compreende os bairros Brasília e Vila dos Marianos, comunidades referenciadas que apresentam maiores índices de pobreza, drogadição, falta de infraestrutura de saneamento básico e que ficam distantes do centro de Banabuiú, cerca de 2 a 3 km.
O CRAS Vale das Borboletas desenvolve atendimento e acompanhamentos as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Nosso trabalho fortalece o acesso as informações na busca de garantir serviços socioassistenciais, os direitos de seus usuários (em todas as áreas), benefícios eventuais, além de fomentar atividades culturais, de entretenimento, de promoção a cidadania, de capacitação profissional e proteção social. Trabalham com todos membros da família, de forma particularizada ou em grupos.
CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias a rede de Proteção Social de Assistência Social. É responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica que são os Serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV que são os grupos ofertados semanalmente no CRAS, grupo de Crianças, de Adolescentes, grupo de Mulheres e Idosos.
No CRAS, a população é orientada a fazer o Cadastro Único; ter acesso a serviços, benefícios e projetos sociais; carteirinha do idoso; ter orientação sobre outros serviços públicos; buscar apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violação de direitos. Através deste importante equipamento de promoção e proteção social é possível prevenir situações de risco social e procura identificar e estimular os potenciais da família, modificar a qualidade de vida dessas famílias.
Para a coordenadora do CRAS Vale das Borboletas, Lilia Rodrigues, em 2022 o vai fortalecer cada vez mais sua parceria com o Programa Criança Feliz, que é o maior Programa de visitação domiciliar do mundo desde 2016. Em Banabuiú, o programa chegou no ano de 2018 e se tornou referência em promover políticas públicas para o desenvolvimento infantil, período fundamental nos primeiros anos de vida.
O Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, atualmente é o programa de acompanhamento ao desenvolvimento infantil da primeira infância (0 a 6 anos) e gestantes mais significativo. O Criança Feliz tem a função de realizar visitas domiciliares levando atividades lúdicas e imaginativas que favoreçam o desenvolvimento infantil, a importância do brincar, por intermédio de brincadeiras orientadas, com o intuito de fortalecer os vínculos familiares com as crianças, e se for o caso detectar alguma deficiência seja socioafetiva, cognitiva, motora ou de linguagem.
Em Banabuiú, os trabalhos foram iniciados com uma meta de 100 beneficiários, e por alcançar 90% das metas pactuadas conseguiu-se uma ampliação para 400 famílias. Com isso, as atividades do programa e as visitas domiciliares puderam ser descentralizadas e atendem, na atualidade, crianças dos distritos de Barra do Sitiá, Pedras Brancas, Rinaré, e comunidades como Boa Água.
O evento que celebrou os três anos do CRAS Vale das Borboletas contou com a apresentação musical da Banda de Música Otacília Rocha Mura, do Grupo de Capoeira Ascaban, do grupo de dança do CRAS Vale das Borboletas e da escolha da Miss CRAS 2021.